Luana Piovani sobre Taís Araujo: “Sou blaster sacaneada e xingada na net e nunca saíram em defesa”

Luana Piovani, branca de olhos verdes, ironiza racismo sofrido por Taís Araújo

Em uma comparação infeliz e que apenas reforça a máxima do “Não somos racistas”, de um guru da TV Globo, Piovani relativizou o ataque sofrido pela atriz negra e pareceu acreditar que passa por problemas parecidos: “Sou blaster sacaneada e xingada na net e nunca saíram em defesa”

no Revista Fórum

Em uma comparação infeliz e que apenas reforça a máxima do “Não somos racistas”, de um guru da TV Globo, a atriz Luana Piovani relativizou o ataque  sofrido pela também atriz Taís Araújo no último domingo (1). Em postagem no seu Facebook nesta quarta-feira (4), ela, branca de olhos verdes, minimizou os xingamentos proferidos à artista negra e pareceu acreditar que passa por problemas parecidos.

“O preconceito que a Taís Araújo sofreu foi o que, exatamente? Alguém pode esclarecer??? Sacanearam ela na internet? Foi isso? Porque eu sou blaster sacaneada e xingada na net e nunca saíram em defesa. Até porque nem ligo, né, gente… Será que foi isso? Agradeço a quem responder”, escreveu.

A “sacanagem” a que Luana se refere já está sendo investigada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e será enquadrada como injúria racial ou mesmo racismo. O inquérito foi instaurado logo após a repercussão do caso nas redes sociais, quando Taís Araújo publicou um texto dizendo que não iria se intimidar diante das ofensas.

No último fim de semana, internautas postaram em sua página pessoal comentários como “negra escrota” ou ainda “já voltou para a senzala?”. No Brasil, quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional pode ser condenado a reclusão de um a três anos, além de multa.

leia também: 

+ sobre o tema

Grupo Record RS apoia debate sobre Racismo Institucional

    O Grupo Record RS é um dos apoiadores da...

Benedict Cumberbatch, o Sherlock, se desculpa após acusação de racismo

Ator que concorre ao Oscar disse que foi "um...

Essa tal Apropriação Cultural

Essa tal Apropriação Cultural Do Youtube

Câmara aprova por unanimidade moção de repúdio a atos de racismo contra Vini Jr.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23), por unanimidade, moções...

para lembrar

Carolina Maria de Jesus seria premiada?

Divulgado o resultado do concurso de literatura promovido pelo...

A invisibilidade do racismo nos dados da Covid-19

As respostas às desigualdades em saúde só podem ser adequadas quando...
spot_imgspot_img

Caça aos livros

Está aberta a temporada de caça aos livros no Brasil! Mas atenção. A perseguição restringe-se à indicação pedagógica de certas obras capazes de promover o debate e a...

Debate racial ficou sensível, mas menos sofisticado, diz autor de ‘Ficção Americana’

De repente, pessoas brancas começam a ser degoladas brutalmente com arame farpado. O principal suspeito é um homem negro que sempre está na cena...

Universidade, excelência e compromisso social

Em artigo publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 15 de junho, o professor de literatura geral e comparada da Unicamp, Marcos...
-+=