Luísa Sonza fecha acordo por fim de processo por racismo contra advogada

Enviado por / FonteBrasil de Fato

Em 2022, a artista admitiu a 'reprodução do racismo estrutural', após ter dito que a acusação era mentirosa

A cantora Luísa Sonza fechou um acordo com a advogada Isabel Macedo para encerrar o processo em que era acusada de racismo. O trato foi firmado em 16 de agosto deste ano e o valor da indenização não foi revelado. O processo corria em segredo de Justiça.

Em nota publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quarta-feira (20), Isabel Macedo afirma que o processo foi importante para “demonstrar como que inclinações pessoais, ainda que inconscientes, afetam o julgamento do indivíduo sobre determinados grupos minoritários”. Segundo Macedo, a resolução serviu “para o debate e para a reflexão acerca das diversas formas de racismo na nossa sociedade”.

O caso aconteceu em 2018, em Fernando de Noronha. Em entrevista ao site Notícia Preta, Isabel Macedo lembrou o episódio. “Era meu aniversário, e eu tinha viajado sozinha. Estava dançando, me divertindo e aproveitando a festa. Por um acaso, parei atrás da Luísa. No evento tinha vários famosos, mas nem sabia quem era ela. Nunca tinha ouvido falar. Foi então que ela virou, bateu no meu ombro e disse: ‘Pega um copo d’água pra mim?’. Eu respondi que não tinha entendido, ela repetiu a frase e completou ‘Você não trabalha aqui?'”

“A branquitude sempre nos enxerga nessa posição de serviçal? Por que nos entendem como pessoas que só podem servi-los, mas nunca como pessoas que podem consumir, viver e viajar como eles?”, perguntou Macedo.

Quando foi acusada de racismo, Sonza negou. Porém, em 5 de outubro de 2022, Sonza usou suas redes sociais para se retratar. “Estou lidando com essa situação como uma oportunidade para tentar ser melhor”, afirmou a cantora.

+ sobre o tema

Débora, do Mães de Maio, luta por memória: “Meu filho morreu por ser preto”

No último domingo, Débora Maria da Silva completou 61...

Mano Brown: “Não tolero mais ficar de cabeça baixa para a polícia”

Rapper se manifestou durante encontro promovido pela ONG Capão...

Os negros, as cotas e as elites

Por João Dell'Aglio     Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Artigo: Mulheragem

Expressão ao ato público como mostra de admiração a...

para lembrar

Brasil e mais 5 países assinam convenção sobre racismo da OEA

Antígua e Barbuda, Argentina, Brasil, Costa Rica, Equador...

Justiça francesa vai investigar ficção que usa imagem da deputada franco-gabonesa como escrava

A revista, que se define como “o semanário da direita...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=