Lula inaugura em São Paulo oito usinas térmicas movidas a bagaço de cana

As usinas térmicas a biomassa representam hoje 6,6% da matriz energética do país. No sentido de priorizar essa fonte de energia, oito usinas termelétricas movidas a biomassa de cana-de-açúcar foram inauguradas nesta segunda-feira (27) em municípios paulistas com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Juntas, as oito usinas têm 543 megawatts (MW) de potência instalada e 194,6 MW médios de energia assegurada ao sistema elétrico. A Termelétrica Barra Bioenergia, em Barra Bonita, por exemplo, tem potencial para produzir energia elétrica para as residências de uma cidade com cerca de 1,2 milhão de habitantes.

A usina de Barra Bonita utilizará o bagaço da cana para a geração de eletricidade. Antes, o bagaço e a folha da cana-de-açúcar eram considerados rejeitos. Para descarta-los, os usineiros costumavam queimar esse material, prática que provoca grande emissão de gases poluentes. Nas usinas de biomassa, o que era considerado lixo passa a ser combustível para energia renovável com menor grau de emissões.

A inauguração das usinas foi simultânea e o presidente Lula participou da cerimônia ocorrida na cidade de Barra Bonita. Em discurso, afirmou que as usinas representam um grande passo rumo ao uso de energias mais limpas.

“O Brasil é hoje o país do mundo que tem a energia mais limpa do planeta. Ninguém pode empinar o nariz para conversar com o Brasil sobre energia. Quando alguém quiser utilizar a palavra energia limpa, esteja onde estiver, em qualquer lugar do mundo, ele tem que olhar o mapa e saber que um país chamado Brasil não fala, faz a energia mais limpa do planeta”, disse.

Além da usina em Barra Bonita, vão entrar em operação as plantas de Narandiba, Mirante do Paranapanema, Queiroz, Iacanga, Pitangueiras, Sebastianópolis do Sul e Cosmópolis. Os empreendimentos geraram aproximadamente 6 mil empregos diretos, com investimento total de R$ 993 milhões.

 

Fonte: Correio Brasiliense

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Iniciativas dentro e fora dos partidos buscam fortalecer candidaturas negras

A onda de protestos antirracistas que se espalhou por...

Serra diz que criará Ministério da Segurança

Por: BRENO COSTA Em entrevista à TV Bandeirantes, ele diz...

Para Marina Silva, resultado da pesquisa é ponto forte

Ao comentar a pesquisa DataFolha, em que manteve 8%...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=