Lula: “os africanos sabem cuidar do seu nariz”

Em debate com o ex-presidente, a ativista liberiana Leymah Gbowee disse que se as habilidades locais não forem observadas, “qualquer ajuda será inútil”.

Por: Piero Locatelli

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira 11 que o Brasil precisa respeitar as decisões dos países africanos ao investir e ajudar o continente. Durante o evento Diálogos Capitais, organizado por CartaCapital, ele defendeu que o Brasil não deve se comportar como as potências europeias agiram durante o período colonial.

“As empresas brasileiras devem se comportar de maneira diferente. Por que eu valorizo essa questão de respeitar o local? É porque está intimamente ligado à democracia,” disse Lula. “No que o Brasil pode ajudar a África? Não é dizendo o que fazer. Temos que, primeiro, dizer o que foi feito aqui, para ver como serve para eles, e então eles possam fazer como desejarem.”

Lula disse que o cerrado brasileiro pode servir como exemplo de agricultura na savana africana, lembrando que a Embrapa já mantém centros de estudo de agricultura no continente. Ele disse que uma das formas do Brasil ajudar o continente é com o financiamento de máquinas agrícolas.

No debate com o ex-presidente, a ativista liberiana Leymah Gbowee, vencedora do prêmio Nobel da Paz em 2011, também defendeu que ONGs e Estados que desejam ajudar a África respeitem as suas particularidades. “Se não olharmos para as habilidades locais das pessoas, a ajuda é inútil. Eu faço muitas criticas para quem vem para a Africa, e quer só ajudar. Se traz só o traço estrangeiro, será totalmente inútil.”

A ativista chamou a atenção para o fato de que as mulheres são as mais afetadas pela fome no mundo, e por isso mesmo devem ser ouvidas. “É impossível acabar a fome nesse mundo sem a habilidade das mulheres. Se fizermos o combate à fome, não podermos fazer sem o povo que é mais afetado,” disse a ativista.

Fonte: Envolverde

+ sobre o tema

Tuaregues negros do Mali reclamam criminalização da escravatura

Por: Lusa Representantes dos tuaregues negros do Mali...

Pablo Milanés faz dueto com Maria Rita em festival de música latina em SP

Quando se pergunta ao cubano Pablo Milanés qual música...

Copa na África: Para acompanhar vuvuzela, makarapa

Na África do Sul, fanático por futebol que...

para lembrar

Jongo da Serrinha ganha nova sede em Madureira

A Associação Cultural Jongo da Serrinha terá uma...

Lélia Gonzalez: Mulher Negra na História do Brasil

Neste ano de 2009, já contamos 15 anos que...

Protestos contra ONU por cólera se intensificam no Haiti

Manifestações se espalham pela capital, Porto Príncipe, a duas...

Aleijadinho

Cristo carregando a cruz, Santuário de Congonhas do Campo Antônio...
spot_imgspot_img

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...

Rihanna já tem atriz favorita para possível cinebiografia

Rihanna está se antecipando em relação a como quer ser vista, caso sua história venha a ser uma cinebiografia em algum momento do futuro. A cantora...
-+=