Lula recebe Prêmio de Direitos Humanos George Meany-Lane Kirkland 2019

Honraria é oferecida pelas centrais sindicais dos Estados Unidos e Canadá

Por André Phelipe*, do Correio Braziliense 

FOTO: ADRIANO MACHADO/LATINCONTENT/GETTY IMAGES

O ex-presidente Lula, preso desde 7 abril de 2018 na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), recebeu, nesta quinta-feira (14/3), o prêmio de Direitos Humanos “George Meany-Lane Kirkland 2019”. A honraria é oferecida a personalidades que lutam pela qualidade de vida dos trabalhadores e pelo direito das minorias.

 

No site, a Federação Americana do Trabalho e do Congresso de Organizações Industriais (AFL-CIO), uma central sindical dos Estados Unidos e Canadá, destaca a batalha de Lula pelas garantias da classe trabalhadora. “A AFL-CIO reconhece as décadas de luta de Lula para avanço dos direitos dos trabalhadores, fortalecimento da democracia brasileira, e sua luta para maior igualdade e justiça no mundo. As mulheres e homens da AFL-CIO concedem este prêmio a Lula e prometem continuar na nossa solidariedade com a luta por justiça e democracia no Brasil e no mundo”, pondera. A honraria começou a ser concedida em 1999, após a morte de Kirkland, antigo presidente da organização.

A organização também se manifestou contra os últimos acontecimentos do Brasil, nas questões ligadas aos direitos do trabalhador. A publicação critica o congelamento “dos investimentos em educação e saúde por vinte anos, minando direitos trabalhistas, revertendo avanços em igualdade racial e de gênero, ameaçando a floresta amazônica e povos indígenas e semeando o ódio e medo em seus discursos e ações”.

 

A Rede Internacional de Trabalhadores Domésticos (International Domestic Workers Federation), entidade que tem base na Holanda e sede em outros 43 países, trabalha em prol da categoria e recebeu o mesmo prêmio em 2013.

 

Comemorações

Nas redes sociais, Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo e candidato à Presidência derrotado nas eleições de 2018, compartilhou o link do Instituto Lula, que enaltecia a premiação.

O deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) comemorou a honraria a Lula e disse que “é de grande reverência o reconhecimento dos trabalhadores americanos” para com o ex-presidente brasileiro. “Para nós do Partido dos Trabalhadores, é de grande importância o reconhecimento dos trabalhadores americanos concedendo esse título de Direitos humanos ao nosso grande líder”, conta.

 

Para Chico, Lula, que cumpre pena pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso triplex Guarujá (SP), é um preso político. E, segundo ele, o prêmio reafirma isso.

+ sobre o tema

Quatro gerações de mulheres negras histerectomizadas

Encontrei na feira, na semana passada, a filha de...

Por um trabalho doméstico decente

Artigo publicado no jornal Correio Braziliense (editoria de Opinião,...

Edgar Morin: “Se Você Viver Poeticamente Encontrará Felicidade”

Pai da teoria da complexidade, Edgar Morin defende a...

Anistia Internacional se reúne com indígenas em Dourados (MS)

O objetivo da visita, que acontece nesta quarta-feira...

para lembrar

A violência na Maré

Fonte: Brasil de Fato Confrontos armados, participação policial em...

Caso de câncer de mama em menina de 10 anos surpreende médicos

Fonte: G1 - Saúde - Aleisha Hunter, hoje com 4...

Brasil, um país em “permanente violação de direitos humanos”

Anistia Internacional divulga relatório em que alerta sobre o...

Inscrições para pesquisa com foco em doenças que acometem população negra estão abertas

As inscrições para pesquisa de soluções para as doenças...
spot_imgspot_img

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...
-+=