Manuscritos de Machado de Assis são disponibilizados pela ABL

Enviado por / FonteDa Revista Cult

Ao observar o manuscrito original do romance Memorial de aires (1908), o último publicado em vida por Machado de Assis, percebe-se que o autor carioca trocou diversas vezes o nome das personagens Dona Carmo e Fidélia ao longo de sua composição.

Tais trocas podem sugerir, como indica o crítico Silviano Santiago, que ambas as personagens eram a mesma pessoa na cabeça de Machado – possivelmente sua recém-falecida esposa, Carolina Augusta. Na interpretação de Santiago, o autor de Dom casmurro (1899) estaria, em seu momento de velhice derradeira, pintando a saudade da esposa em seu último romance.

Enigmas como estes agora podem ser analisados por qualquer leitor que se interessar. Isso porque, desde a última segunda (9), três manuscritos originais de Machado foram disponibilizados pela Academia Brasileira de Letras (ABL) em seu site oficial: o poema heroico cômico O almada (1910), e seus dois últimos romances, Esaú e Jacó (1904) e Memorial de aires.

Antes de serem disponibilizados online, os escritos só podiam ser analisados pelos terminais de busca no Arquivo da Academia, no centro do Rio de Janeiro.

A história dos gêmeos Pedro e Paulo, por exemplo, o monarquista e o republicano que disputam a mão da mesma mulher, pode ser vista em todas as suas rasuras e titubeios, tal como Machado deixou gravado nas 825 páginas dos rascunhos de Esaú e Jacó. Todo o percurso criativo do escritor carioca e fundador da ABL pode ser encontrado ali.

A digitalização dos três originais faz parte de um projeto da Academia que pretende disponibilizar, gradualmente, todos os manuscritos de Machado de Assis mantidos no Arquivo Múcio de Leão, da ABL, dirigido pelo historiador José Murilo de Carvalho.

Os documentos serão divididos entre o fundo arquivístico, que guarda os documentos recebidos e produzidos em vida pelo autor; e a coleção de documentos, reunindo os originais encontrados e preservados pela própria ABL. Os três manuscritos podem ser consultados aqui.

+ sobre o tema

Conheça Yannick Hara, também conhecido como Afro Samurai

Nascido e criado no centro de São Paulo, Yannick...

Argélia anula dívida de 12 países africanos

A medida do governo argelino beneficia o Benin,...

CRUZ DAS ALMAS: Recebem palestras sobre o racismo

Fonte: Link Reconcavos -   A Secretaria Municipal...

Consciência negra é consciência de classes e de luta

O mês e a semana da consciência negra, celebrada...

para lembrar

Documentário sobre Fela Kuti fotografado pelo professor Cleumo Segond exibido em Roterdã

“My Friend Felá”, documentário sobre o músico nigeriano Fela...

UP: Centro de Estudos Africanos pode abrir portas de emprego em África

Por Ana Mota   A FLUP, em parceria com o CEAUP,...

Criolo vive traficante em 1º papel no cinema e atua com Lázaro Ramos. Nos ajude a entender

O rapper paulistano Criolo, e um dos artistas mais cultuados...

Drogba vira ator em videoclipe

Drogba vira ator em videoclipe. Continua a ser um...
spot_imgspot_img

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...
-+=