Marcelo e seu filho são alvos de racismo após clássico na Espanha

De acordo com informações do jornal espanhol Marca, o lateral brasileiro Marcelo e o seu filho foram alvos de racismo por parte de torcedores do Atlético de Madri, após o clássico contra o Real, nesta quarta-feira.

Alguns minutos após final do jogo, poucos torcedores do Atlético que ainda permaneciam no estádio começaram a gritar e ofender Marcelo, que estava no gramado. Entre os cantos, eles proferiam: “Marcelo é um macaco”.

Em seguida, o filho do lateral chegou e fez companhia ao pai. Nem por isso os torcedores rivais amenizaram nas ofensas. Até mesmo o garoto Enzo, de 4 anos, foi vítima dos insultos: “O Marcelo não é o teu pai”, diziam.

No final de 2013, Marcelo já havia sido alvo de ofensas racistas por parte de torcedores do Valencia, enquanto ele fazia aquecimento para jogo do Campeonato Espanhol. Na ocasião, ele também foi chamado de ‘macaco’.

Outros brasileiros também já sofreram o mesmo tipo de problema na Espanha. No começo de 2013, o lateral Daniel Alves, do Barcelona, disse que é comum jogadores serem alvo de ofensas racistas no país e que essa “é uma guerra perdida”. A declaração aconteceu após ele afirmar ter sido xingado por torcedores do Real Madrid em jogo da Copa do Rei. Em 2011, ele também disse que foi chamado de ‘macaco’.

Nesta quarta-feira, o Real Madrid venceu o clássico por 3 a 0, em jogo válido pela ida da semifinal da Copa do Rei. Dentro de campo, o clima também ficou tenso e a partida foi marcada por várias confusões e entradas duras. O Real, entretanto, vai para o jogo de volta podendo perder por até dois gols de diferença para ir à final.

 

 

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Artigo: 13 de maio, Dia da (NÃO) Abolição da Escravatura

O 13 de maio de 1888, apesar de marcar...

Racismo: o impeditivo da liberdade

"A função do racismo é regular a distribuição da...

Jovens são detidos por agressão e crime de racismo em Matupá / MT

Fonte: Tôsabendo.com   O problema do racismo é antigo, mas continua...

para lembrar

Em 5 anos, polícia brasileira matou em média 6 pessoas por dia, diz estudo

Os policiais brasileiros mataram, entre 2009 e 2013, uma...

O que me intriga… por Edson Cardoso

Quando nos debruçamos sobre a realidade contemporânea no que...

Um possível chapa, Emicida lança clipe com mulheres que tiveram filhos mortos por PMs

Leandro Roque de Oliveira, o rapper Emicida, lançou nesta...

Juventus de Turim condena racismo

Fonte: FutNet - Um dia após a derrota para o...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=