Maria do Rosário define nomes para pasta de Direitos Humanos

Maria do Rosário foi nomeada a nova ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos

A nova ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário Nunes (PT-RS), definiu os nomes da pasta para o governo Dilma Rousseff. O secretário executivo será André Lázaro que já foi secretário adjunto do Ministério da Educação(MEC) e também ocupou no MEC o cargo de secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Lázaro é formado em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em comunicação e cultura pela Escola de Comunicação da mesma universidade.

Além de Lázaro, também fazia parte do quadro de funcionários do MEC o secretário de Gestão da Política de Direitos Humanos Gleisson Cardoso Rubin, que foi diretor de Articulação e Projetos Especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica durante o governo Lula.

A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência será ocupada por Humberto Conceição Lippo Pinheiro, que, como a ministra, é ligado ao PT do Rio Grande do Sul. Também daquele estado será o secretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Ramais de Castro da Silveira, advogado e autor do livro “Estabilidade no Emprego: possível, urgente e revolucionária”.

A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente permanecerá sob a responsabilidade de Carmen Silveira de Oliveira, doutora em psicologia. Carmen é vice-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS).

O jornalista, também gaúcho, Bruno Gomes Monteiro será Diretor de Comunicação Social. O Ouvidor-Geral da Cidadania, responsável entre outras coisas pelo serviço Disque 100, será Godofredo Pinto, ex-prefeito Niterói e ligado ao PT fluminense.

Ainda não foram publicadas as portarias com a nomeação dos principais titulares da SDH. O Diário Oficial da União traz nesta quinta-feira apenas a nomeação de Dulce Spies (e equipe de apoio) que atuará nos pregões oficiais e licitações realizadas pela secretaria de Direitos Humanos.

Fonte: Terra

+ sobre o tema

‘Nunca vi uma repórter chegar a este nível de humilhação’, diz professor Lalo

Laurindo Leal é ex-professor da Escola de Comunicação e...

Saúde e segurança do trabalhador

por Maciana de Freitas e Souza para o Portal...

Relatos de abusos de direitos humanos na Costa do Marfim preocupam ONU

Enquanto os confrontos se intensificam na Costa do...

ONU oferece bolsas para jornalistas cobrirem Assembleia Geral

Podem se inscrever profissionais que tenham entre 25 e...

para lembrar

No fundo do poço, há sempre um alçapão

A vida. Essa brincalhona. O promotor de Justiça em São...

Canal pago custa até R$ 7,98 para assinante de pacote básico

Moradora da periferia de SP, Julieta Damasceno, 86 anos,...

Avanço da vacinação entre os negros é uma incógnita no Brasil

Desde o início da imunização, faltam dados de qualidade...

‘A PEC 215 ameaça todos os segmentos sociais’, diz o antropólogo Gersem Baniwa

Um dos mais respeitados ativistas e estudiosos da questão...
spot_imgspot_img

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...
-+=