Mario Balotelli em campanha contra o rascismo em Itália

O jogador já foi vítima de insultos racistas por parte dos adeptos em alguns jogos.

O futebolista italiano de origem ganesa Mario Balotelli anunciou este domingo que vai participar numa campanha contra o racismo, uma iniciativa de Cecile Kyenge, ministra italiana da Integração, ela própria de origem congolesa.

«Estou disponível para todas as iniciativas ou propostas provenientes das variadas instituições cujo objetivo seja lutar contra o racismo e a discriminação», declarou o avançado do AC Milan, que já foi vítima de insultos racistas por parte dos adeptos das equipas adversárias.
Cecile Kyenge, de 49 anos, a primeira mulher negra na história de Itália a ocupar um cargo de ministro e que chegou a Itália em 1983, proveniente da Republica Democrática do Congo, considerou que o jogador irá contribuir para uma campanha a favor da integração em Itália e para a adoção do direito à cidadania.

Kyenge, também ela vitima de insultos racistas aquando da sua chegada ao governo italiano, essencialmente por parte dos membros do partido xenófobo e regionalista da Liga do Norte.

«Sou racista, nunca o neguei. A ministra Kyenge devia ficar na sua casa, no Congo. É uma estrangeira na minha casa. Quem lhe disse que era italiana? A sua nomeação foi um grande erro», declarou recentemente a uma rádio o ex-senador da Liga do Norte, Erminio Boso.
Os principais dirigentes do país e a imprensa tomaram a defesa da ministra após os ataques que esta foi alvo.

«Foi uma escolha de m…, um tributo à incompetência. Ela tem a cabeça de uma dona de casa», disse, por seu turbo, o deputado europeu da Liga, Mario Borghezio.

Já o chefe de governo Enrico Letta (esquerda) e o seu adjunto, Angelino Alfano (direita), disseram, num comunicado conjunto: “Cécile Kyenge tem orgulho em ser negra e nós temos orgulho de a ter no nosso governo como ministra da Integração”.

Leia Também: 

Irmão de Silvio Berlusconi é acusado de racismo contra Mario Balotelli

 
 
 

Fonte: Desporto 

+ sobre o tema

“Comerciais como o da Perdigão evidenciam o racismo estrutural”

Advogado aponta mensagem racista em campanha de Natal que...

‘Cãodomblé’: Globo é multada em R$ 88 mil por racismo em programa de humor

Por decisão da Justiça de São Paulo, o Grupo...

Comissão do Senado aprova cotas de 50%

  A Comissão de Direitos Humanos do Senado...

para lembrar

O pensamento de Darcy Ribeiro sobre o negro brasileiro

Darcy Ribeiro foi um dos intelectuais que melhor entenderam...

Parques de Santo André terão ação contra á intolerância, preconceito sexual e racial

Prefeitura inicia projeto de conscientização e combate à intolerância A...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=