Memórias: Kwame Nkrumah

Por: ANTONIO ATEU

Kwame Nkrumah (21 de setembro de 1909 – 27 de abril de 1972) foi um grande lutador e divulgador do pan-africanismo, numa permanente luta contra a “balcanização” de África, como estratégia imperialista da dominação sobre o continente. Por António José André.

Kwame Nkrumah estudou em escolas católicas, no Gana. Em 1935, foi para os Estados Unidos, onde se diplomou em arte, teologia, filosofia e educação. Com um percurso académico notável, desdobrou-se em palestras na Universidade Lincoln.

Nessa altura, Nkrumah foi eleito presidente da Organização dos Estudantes Africanos dos Estados Unidos e Canadá. Em 1945, ajudou a organizar o sexto Congresso Pan-Africano, em Manchester (Inglaterra).

Depois disso, Nkrumah começou a trabalhar para a descolonização de África. Em 1957, quando ocorreu a independência do Gana, foi Primeiro-Ministro até 1960 e depois Presidente da República até 1966.

Em 1966, houve um golpe de estado militar no Gana, enquanto Nkrumah se encontrava numa visita a Hanói (Vietname). Nkrumah não voltou para o Gana, mas continuou a impulsionar a sua visão sobre a unidade africana.

Viveu exilado na Guiné-Conacri, como convidado do Presidente Ahmed Sekou Touré. Nkrumah faleceu, em 1972, tendo sido sepultado na vila onde nasceu: Ncroful. O nome de Kwame Nkrumah está no coração do pensamento Pan-Africano1.

Foi autor de vários livros, entre eles, “Africa Must Unite” (1963), “African Personality” (1963), “Consciencism” (1964), “Neo-Colonialism, the Last Stage of Imperialism”2 (1965), “Handbook for Revolutionary Warfare” (1868) e “Class Struggle in Africa” (1970).

Ao longo da sua vida, Nkrumah foi premiado com vários títulos de “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Lincoln (EUA),Universidade Estatal de Moscovo (Rússia), Universidade do Cairo (Egito), Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha) e muitas outras universidades.

http://www.marxists.org/subject/africa/nkrumah/neo-colonialism/

http://www.esquerda.net/artigo/memorias-kwame-nkrumah/34188

 

Leia Também: 

Kwame Nkrumah

Hoje na História, 1909, nascia Kwame Nkrumah

 

 

 

Fonte: GGN

 

+ sobre o tema

Drogba fratura o braço e está fora da Copa, segundo a imprensa francesa

Atacante da Costa do Marfim se machucou no amistoso...

Na véspera do golpe, religiões se unem pelo Brasil

No gramado do Palácio do Planalto, onde Dilma ainda...

Rihanna faz tatuagem em homenagem à avó

A cantora Rihanna postou em seu Twitter uma ousada...

para lembrar

Apontamentos da conjuntura e a luta do movimento negro

por Edson França Conjuntura Internacional: Vivemos num período de agravamento da...

Prêmio Movimentos Criativos contempla jovens negros(as)

Um + Um = Três! Quando somamos o melhor...

Hoje na História, 11 de novembro, Angola comemora 38 anos de independência

Luanda – A República de Angola assinala hoje, segunda-feira,...
spot_imgspot_img

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Longa capixaba “Presença”, com roteiro e direção de Erly Vieira Jr., será lançado nos cinemas no próximo dia 1° de agosto

“Presença”, estreia na direção de um longa metragem, de Erly Vieira Jr, que também assina o roteiro, foi selecionado para a Mostra competitiva do...
-+=