MinC reúne, hoje e amanhã, gestores públicos para discutir ações voltadas a Copa de 2014

Ministério da Cultura realiza nesta quinta e sexta-feira, no Hotel St. Peter, em Brasília, o Seminário Intercâmbio de Experiências Culturais em Megaeventos Esportivos. A iniciativa, que será transmitida via streaming, reunirá gestores públicos de cultura, representantes do Comitê Executivo da Copa 2014 e das cidades-sede do evento esportivo mundial, além de especialistas estrangeiros. Os objetivos são discutir e elaborar estratégias de ações do MinC durante a realização da Copa de 2014. A partir de setembro, o Ministério da Cultura promoverá encontros em todas as cidades-sede do Mundial de Futebol para receber contribuições da sociedade civil ao processo.

O seminário possibilitará o conhecimento das experiências em megaeventos esportivos com âmbito na Cultura e terá início às 9h. Contará com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do ministro do Esporte, Orlando Silva, e da ministra de Estado chefe da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, além de integrantes do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas; e de várias comissões do Congresso Nacional, como a de Educação e Cultura e a de Turismo e Desporto, ambas da Câmara dos Deputados; além da comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

Experiências internacionais

Serão destaques no encontro as experiências internacionais em megaeventos esportivos relacionadas à Cultura, que serão apresentadas aos participantes pelo vereador da Câmara Municipal e delegado de Cultura de Barcelona (Espanha) de 2006 a 2011, Jordi Martí, e pela diretora-geral adjunta do Governo Provincial de Western Cape (África do Sul), Laurine Platzky, que integrarão a mesa de debates sobre o tema O Legado Cultural em Megaeventos Esportivos, no dia 11, a partir das 9h30.

O Seminário terá, no período da tarde da quinta-feira, a segunda mesa, que abordará o tema Perspectivas para a Cultura Brasileira em Maegaeventos Esportivos e a Copa de 2014, com as presenças da economista e doutora em Urbanismo, Ana Carla Fonseca Reis, Frederico Barbosa, da diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Disoc/Ipea), e do secretário Executivo do MinC, Vitor Ortiz.

Na sexta-feira (13) haverá ainda uma última mesa de debates sobre o tema Relação Federativa e Sociedade para a Copa 2014. Os palestrantes serão Joel Benim, do Ministério dos Esportes, e Larissa Beltramin, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Os participantes do encontro farão parte de grupos temáticos de discussão (cultura de paz, cidadania, mobilização e participação da população; economia criativa, infraestrutura cultural e sustentabilidade; patrimônio, museus e turismo cultural; e diversidade e expressões artísticas e culturais). As propostas aprovadas serão apresentadas durante o encerramento do Seminário, na sexta-feira (12), à tarde.

“Esse é o primeiro passo para o trabalho de desenvolvimento das ações do MinC”, informa Morgana Eneile, coordenadora do Grupo de Trabalho do MinC e integrante da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social. De acordo com ela, além da contribuição das experências internacionais, o Seminário terá como resultado final as sugestões dos gestores públicos. “Teremos 12 grupos de trabalho que elaborarão, em cima de quatro eixos temáticos apontados pelo MinC, as propostas a serem apresentadas à Comissão Temática em setembro, as quais serão levadas nos encontros com a sociedade civil nas cidades-sede, que também acontecerão a partir de setembro”, explica a coordenadora. Segundo ela, o objetivo do MinC é ter o seu projeto de ações para a Copa de 2014 finalizado até dezembro de 2011.

Comissão Temática

O MinC é membro do Comitê Gestor da Copa do Mundo FIFA 2014, instituído em decreto de 14 de janeiro de 2010, e coordena os trabalhos da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social, instalada em abril deste ano. Ela integra o grupo das nove câmaras temáticas criadas pelo governo federal para a organização dos setores e áreas de gestão das ações do governo brasileiro junto com as representações das cidades-sede.

Fonte: AgoraMs

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

Sérgio Martins – O tempo de mudança de cada um e a indispensabilidade do convite

por Sérgio Martins O Retrato de Dorian Gray publicado, após de...

Governo suspende novas vagas do Pronatec, ProUni e Fies

Brasília - Uma das vitrines da área social da...

Com PL do aborto, instituições temem mais casos de gravidez em meninas

Entre 1º de janeiro e 13 de maio deste...

OAB vai estimular criação de Comissões de Igualdade nas Seccionais

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil,...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=