Ministras Eleonora Menicucci e Luiza Bairros entregam o Prêmio Lélia Gonzalez

As representantes das 13 organizações contempladas pelo Prêmio Lélia Gonzalez – Protagonismo de Organizações de Mulheres Negras receberam as placas comemorativas das mãos das ministras Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), e Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Todas as instituições premiadas estavam representadas e apresentaram informes do uso dos recursos recebidos do prêmio. As premiações foram entregues nesta quinta-feira (23), em Brasília, pelas promotoras do prêmio, a SPM e Seppir.

A ministra Eleonora (SPM), que conheceu, conviveu com a homenageada e leu suas obras, fez questão de ressaltar a importância de Lélia Gonzalez para as feministas brasileiras. Segundo a ministra, Lélia combateu implacavelmente o racismo e que esteve sempre à frente, não apenas com sua obra extraordinária, mas principalmente com atitude, que ela demonstrava de forma combativa.

O pensamento de mulheres negras e não-negras, conforme enunciou a ministra Eleonora Menicucci, foi influenciado pela obra da ativista. Ao destacar como a atitude de Lélia impressionava e contaminava mulheres e homens, a titular da SPM disse que a luta de Lélia contra o racismo teve uma homenagem justa por meio do prêmio, por parte do governo federal.

Sobre a premiação, a ministra Luiza Bairros afirmou que representa uma homenagem a todas as mulheres negras, por meio dessas organizações agraciadas. Bairros fez uma sugestão para que a Marcha das Mulheres Negras, que acontecerá em 2015, seja um ponto comum em todos os projetos agraciados.

O prêmio integrou a programação do Seminário O Feminismo Negro e o Pensamento de Lélia Gonzalez, realizado no mesmo dia em que foram agraciadas as 13 instituições vencedoras.

 

 

 

Fonte: Secretaria de Políticas para Mulheres

+ sobre o tema

A Relações-Publica Renata Dias assume a diretoria da FUNCEB

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) –...

“Minha vida é quebrar barreiras”, diz a 1ª mulher negra doutora em física

"Você nunca vai usar física na vida mesmo." A...

Secretário da Juventude de Temer é acusado de assédio sexual e agressão

O novo secretário nacional de Juventude, Bruno Moreira Santos,...

Órfãos do feminicídio vivem um tipo de violência ainda pouco discutida no Brasil

Neste mês de julho, fizemos homenagens devidas a mulheres que,...

para lembrar

Feminismo didático parte 2 — As mães pretas

“Pensando a arte de forma política, trabalhamos com as...

“Piranhas!” – gritaram os jovens de BMW prata na noite de São Paulo

Quando fui alvejado por xingamentos por jovens machistas motorizados,...

Conto de fadas quebra tradição e retrata romance entre dois príncipes

Livro foi escrito por um professor americano. Na história,...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=