Motoristas de ônibus paralisam atividades na zona leste de São Paulo

Eles alegam problemas trabalhistas com a diretoria da viação Himalaia

 

 Motoristas e cobradores da viação Himalaia, na zona leste de São Paulo, fizeram uma paralisação por tempo indeterminado. Eles alegam problemas trabalhistas com a direção da empresa.

Cerca de 200 ônibus estão parados na garagem 2 da empresa, no bairro de Sapopemba. No início da manhã desta terça-feira (1º), os motoristas estavam reunidos em frente à porta da viação, de braços cruzados.

A SPTrans iniciou a operação Paese (Plano de Apoio entre as Empresas em Situação de Emergência) para tentar cobrir as oito principais linhas da região. A companhia cobre cerca de 30 linhas, ligando os bairros de São Mateus e Cidade Tiradentes ao Parque Dom Pedro e às principais estações do metrô da capital paulista.

Às 6h, os pontos de ônibus da região começavam a ficar cheios de passageiros que não conseguiam condução.

Caso não tenham suas reivindicações atendidas, os motoristas ameaçam parar mais duas garagens da viação, que atendem a região central da capital paulista.

Indenização

Por telefone, Valdemir dos Santos Soares – um dos diretores do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo – disse que representantes dos trabalhadores da viação terão uma reunião, por volta das 10h, com o secretário dos Transportes, Marcelo Branco. Dependendo do resultado da reunião, eles podem parar as atividades nas outras garagens da empresa.

Ainda segundo Soares, a Himalai está deixando de operar e transferindo o serviço para a empresa Novo Horizonte. Com isso, os trabalhadores têm direito a uma indenização, que não está sendo paga.

A reportagem do R7 está tentando falar com representante da viação Himalai, mas até a publicação desta notícia não conseguiu contato.

Fonte: Correio do Povo

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

DILMA: “COR DA PELE AINDA É MOTIVO DE EXCLUSÃO”

  Pelo Twitter, presidente pede apoio a deputados...

Campos planejava estratégia nacional de combate a homicídios

Bruno Paes Manso Durante seu governo, Recife chegou à taxa...

Brasil tem terceiro apagão em dez anos

Em 1999, o apagão atingiu 70% do país e...

Câmara dos EUA aprova reforma de saúde de Obama

Fonte: R7 Proposta prevê estender a cobertura para 36 milhões...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=