Mulheres na Arábia Saudita vão poder votar nas eleições municipais em dezembro

As mulheres na Arábia Saudita começaram, nesta semana, o processo de registro eleitoral para votarem nas eleições municipais. Segundo a Rede AlJazeera, é a primeira vez que elas poderão participar – como eleitoras e candidatas – do processo eleitoral no reino.

Do Brasil Post 

O pleito está marcado para o dia 12 de dezembro. De acordo com a rede Al Arabiya, 424 entre os 1.263 centros de votação serão dedicados exclusivamente às mulheres.

Segundo o The Independent, o reino descreveu o fato como um “marco significativo no progresso rumo a uma sociedade baseada na participação“.

De acordo com a Saudi Gazette, Jamal Al-Saadi e Safinaz Abu Al-Shamat foram as primeiras mulheres a se registrarem. O prazo para o processo é de 21 dias, e o cadastramento começou mais cedo em Meca e em Medina, onde os índices de comparecimento para registro estavam baixos, segundo autoridades.

Segundo o Arab News, cerca de 70 mulheres afirmaram que pretendem concorrer aos cargos, e 80 pretendem atuar nas campanhas .

O fato é a concretização de uma promessa “antiga” do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud. Ele havia prometido, em setembro de 2011, incluir as mulheres no processo eleitoral. Inicialmente, a ideia era permitir que mulheres a partir de 21 anos votassem e concorressem aos cargos. A idade mínima foi rebaixada para 18 anos.

“Nós nos recusamos a marginalizar as mulheres na sociedade em todos os papeis compatíveis com a Shariah”, afirmou o rei, na ocasião.

As mulheres na Arábia Saudita não têm permissão para viajar, trabalhar, estudar ou se casarem sem a permissão de um “guardião” do sexo masculino. Elas também seguem proibidas de dirigir.

+ sobre o tema

Vereador volta atrás sobre isolamento de gays em ilha deserta

Após repercussão nacional de discurso homofóbico, vereador diz que...

Por um feminismo autocrítico e consciente

Precisamos lidar de maneira diferente com as manifestações machistas...

para lembrar

ONU Mulheres divulga proposta de currículo para trabalhar questões de gênero nas escolas

Disponível para uso livre, o material aborda tópicos como...

Oito de março: mulheres marcham por igualdade

"Os espaços de participação são fechados, o protesto é...

Gritem-me Negra!

Projeto especial para a semana da Consciência Negra aproveita...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=