Naomi Campbell confirma que vai depor em julgamento de Taylor

Enviado por / FontePor AFP, no G1

A ‘top model’ britânica Naomi Campbell vai prestar depoimento no julgamento do ex-presidente liberiano Charles Taylor, em Haia, onde ele é acusado de crimes de guerra e contra a humanidade, sobre um diamante que teria recebido de presente dele, anunciou nesta sexta-feira (9) um porta-voz da modelo.

“Naomi Campbell confirmou que assistirá ao julgamento de Charles Taylor em Haia a pedido do Tribunal. É uma testemunha à qual se pediu que ajude a esclarecer alguns acontecimentos de 1997”, declarou a porta-voz da modelo, em comunicado divulgado em Londres.

“A senhorita Campbell deixou claro que está disposta a ajudar no correspondente processo legal”, acrescentou, afirmando que ela “não é acusada” e “não está sendo julgada”.

A modelo foi intimada a comparecer, em 29 de julho, no Tribunal Especial para Serra Leoa (TESL), informando na intimação, divulgada no último dia 1º que, caso ela não se apresentasse, poderia ser condenada a sete anos de prisão.

Intimação
Em maio passado, a acusação havia pedido que Campbell fosse intimada para responder a suspeitas levantadas pela atriz Mia Farrow, de que Taylor teria dado de presente um diamante à supermodelo britânica em setembro de 1997, após um jantar organizado pelo então presidente sul-africano, Nelson Mandela.

Segundo a promotoria, Taylor viajou em setembro daquele ano à África do Sul para vender ou trocar por armas diamantes recebidos de rebeldes de Serra Leoa.

Taylor é suspeito de ter liderado os rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) de Serra Leoa, abastecendo-os com armas e munições em troca de diamantes, durante a guerra civil naquele país, de 1991 a 2001. Taylor é acusado de assassinatos, estupros e recrutamento de meninos soldados durante o conflito.

 

+ sobre o tema

Nelson Mandela, o líder político contra o racismo. Por Dennis de Oliveira

Nelson Mandela é um ícone da luta contra o...

Simone Biles, a ginasta impossível

Tetracampeã mundial introduz duas acrobacias incríveis para voltar a...

Nasce 3º filho de Solange Couto, atriz de 55 anos

Com 2,9 kg e 48 cm, nasceu na noite...

Quem é Tierno Monénembo, escritor da Guiné que foi buscar sua ancestralidade na Bahia

O escritor Tierno Monénembo sente pelo Brasil “a mesma...

para lembrar

Onde está o Movimento Negro?

Sorrindo, e triste ao mesmo tempo, vou lendo a...

Vítima de racismo, Fabiana estrela exposição: “Feliz em ser Pérola Negra”

Muito antes de se ver vitima de injúrias raciais...

Enciclopédia joga luz sobre mais de 500 personalidades negras ignoradas pelos livros

Ignoradas, deturpadas e menosprezadas. É assim que as histórias dos...

Henry -Louis Gates Jr participou do desfile do Olodum

O amigo do Presidente Barak Obama e um dos...
spot_imgspot_img

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...
-+=