A negritude como forma poética e militância

Pioneira. Espetáculo celebra bailarina Mercedes Baptista

Mostra Benjamin de Oliveira traz peça sobre primeira negra a integrar corpo de baile doTheatro Municipal do Rio

Foi assistindo a “Ensaio sobre Carolina”, da Cia Os Crespos, de São Paulo, peça sobre a escritora Carolina Maria de Jesus, que a atriz Sol Miranda resolveu criar um espetáculo em que a representatividade se fizesse presente. “A estética negra é uma pesquisa, mas também nossa bandeira”, afirma Miranda.

Junto ao Grupo Emú, do Rio de Janeiro, Sol idealizou “Mercedes”, sobre a primeira mulher negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio. O espetáculo, que celebra a vida e a obra da bailarina e coreógrafa Mercedes Baptista (1921-2014), será apresentado amanhã, às 20h, no Tambor Mineiro. “Não contamos a vida dela cronologicamente. Partimos dela para tratar de questões relacionadas ao preconceito e à a falta de protagonismo negro”, conta.

A peça coloca duas Mercedes em cena: uma póstuma, que representa o olhar contemporâneo, e outra que vive suas memórias. Entra em cena também Abdias do Nascimento, dramaturgo do Teatro Experimental do Negro, e seu discurso sobre a participação de afrodescendentes nas artes. Com Mercedes, ele irá compartilhar a experiência de ter acessos negados pelo racismo.

“Abdias foi impedido de atuar em ‘Anjo Negro’ porque era negro. Relembramos isso e colocamos em discussão a ausência de bailarinas afrodescendentes no Theatro Municipal. Entrelaçamos os tempos para falar de questões que permanecem”, explica a atriz.

Fazendo uso da estética negra como poética cênica, o espetáculo mergulha na história de um dos maiores nomes da dança afro-brasileira e aposta na corporeidade a partir das danças de matriz negra e folclóricas do país. “A dança de Mercedes é pautada pelos terreiros de candomblé. Utilizamos os movimentos criados por ela e os transformamos em gestos de interpretação para o teatro”, comenta Sol.

Serviço. Espetáculo “Mercedes”, amanhã, às 20h, no Tambor Mineiro (rua Ituiutaba, 339, Prado). Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

 

+ sobre o tema

Filme sobre Claudinho e Buchecha é pré-indicado ao Oscar 2024

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou,...

Rapper da dupla Kris Kross morre aos 34 anos

O rapper Cris Kelly, da dupla Kris Kross, foi...

‘Marte Um’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023

O filme "Marte Um", do mineiro Gabriel Martins, foi escolhido...

Morre Bebo Valdés, uma das lendas da música cubana

Bebo Valdés, uma das maiores figuras da música...

para lembrar

O fotográfo Antônio Emygdio retrata imigrantes haitianos recém chegados a São Paulo

O fotógrafo passou uma semana com os recém-chegados a...

Amílcar Cabral o poeta africano

Por que alguém se preocuparia em calar a voz...

Os novos Navios Negreiros

Por André Godinho Como historiador e professor, sempre achei importante...

Feriado da Consciência Negra terá retorno de eventos culturais na Zona Norte do Rio

Depois de quase dois anos sem passinhos e samba,...
spot_imgspot_img

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Filme biográfico sobre Luiz Melodia é o vencedor do Festival In-Edit Brasil

O documentário "Luiz Melodia - No Coração Do Brasil" é o grande vencedor da 16º edição do In-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical. Dirigido...
-+=