Negros são mais suscetíveis a queloide e encravamento de pelo

O que faz a pele negra ser mais firme e demorar mais tempo para dar sinais de envelhecimento também pode causar queloide, uma espécie de cicatriz desproporcional e alta, que surge após um corte na região.

Nesse tipo de pele, os fibroblastos -células que conferem elasticidade e força- são maiores e produzem mais colágeno, resultando em uma pior cicatrização do tecido.

Por esse motivo, procedimentos que cortam a derme devem ser bem planejados para não causar transtornos. “Plásticas, retirada de pintas ou de cisto sebáceo, qualquer tipo de corte: é preciso conversar bem, observar o histórico do paciente, se já teve queloide, se já houve casos na família… A abordagem deve ser mais rígida e mais completa”, afirma a dermatologista Denise Steiner.

Se há dúvidas sobre a propensão do paciente a queloides, é possível prevenir ou diminuí-los com terapias específicas. A betaterapia (um tipo de radioterapia) evita a proliferação dos fibroblastos e os destrói. É possível ainda fazer infiltração com corticoides, que relaxa os novelos de fibras e abaixa a cicatriz, e compressão após o procedimento, que reduz a circulação na região e previne o desenvolvimento do problema.

O pediatra Valdemir Gonçalves da Silva, 43, usa esfoliante para evitar que os pelos encravem depois de fazer a barba

“Como tomamos o cuidado de identificar o perfil do paciente, a incidência de queloides diminuiu muito. Ficou um estigma de que o negro sempre fica com cicatriz, o que não é verdade”, diz o cirurgião plástico Wagner Montenegro, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Também em homens

Outra característica do negro é a maior facilidade de encravamento dos pelos.

Quem sofre bastante com o problema são os homens, que precisam se barbear com frequência. O pediatra Valdemir Gonçalves da Silva, 43, não conseguiu se adaptar a nenhum aparelho, mas não queria fazer depilação a laser.

O problema, chamado de pseudofoliculite da barba, ocorre principalmente no pescoço, onde a pele é mais seca. O pelo encrava e gera uma lesão, que descasca, pode inflamar e se transformar em uma queloide. “Não posso raspar muito, preciso dar um descanso para a pele, mas não posso trabalhar com barba por fazer. Então, tento passar o aparelho de barbear de forma mais suave”, diz.

Para Valdemir, a solução foi um tratamento com cremes que fazem uma leve esfoliação.

 

+ sobre o tema

Indira Lourenço, designer angolana, expões coleção artística em Nova Iorque

Quatro peças de mobiliário artístico, com ênfase para detalhes...

Miss Brasil 2016 tem número recorde de candidatas negras na história do concurso

Um dos concursos de beleza mais tradicionais do país,...

Casa de Cultura Tainã completa 26 anos de atuação

Casa de Cultura Tainã completa 26 anos de atuação   Do...

para lembrar

Documentário emocionante questiona qual é o significado da vida humana

O cineasta Yann Arthus-Bertrand passou três anos viajando o...

Nordeste está 10 anos atrás do Sudeste no ensino médio

Segundo o IBGE, desigualdade regional na educação é preocupante...

Lula visita três capitais do Nordeste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita hoje...

Ao menos 161 morrem em supostos conflitos étnicos no nordeste do Congo

Ao menos 161 pessoas foram mortas em uma província...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...

Violência contra territórios negros é tema de seminário com movimentos sociais em Salvador

Diante da escalada de violência que atinge comunidades negras e empobrecidas da capital e no interior da Bahia, movimentos sociais, entidades e territórios populares...
-+=