Niterói recebe encontro cultural sul-americano em novembro

 

 

Dos dias 4 a 26 de novembro, Niterói poderá ser considerada a capital honorária da América do Sul. Isso porque a cidade da Região Metropolitana do Rio receberá visitantes de todo o continente sul-americano para um encontro cultural.

O “Niterói Encontro com América do Sul” trará atrações sobre artes populares, música, dança, gastronomia, teatro, tradição, entre outros aspectos dos países do continente.

As atividades, todas gratuitas e promovidas pela prefeitura, ocorrerão em espaços públicos e privados. Serão 650 artistas de 11 países, além de um Fórum de Turismo nos dias 7 e 8, com workshops, palestras e rodada de negócios.

No dia 20 de novembro, quando se comemora a Consciência Negra, um grande espetáculo está preparado para o população niteroiense. Um dos ícones da MPB, Milton Nascimento, dividirá o palco com a cantora e ministra da cultura do Peru, Susana Baca (foto), considerada uma representante do povo negro no país. Ela, que também é embaixadora da UNICEF, tem no currículo premiações como o Grammy Latino de 2002, na categoria de melhor álbum de Folk e, recentemente, foi citada pelo jornal The New York Times como tendo “uma voz suave e distinta” e com a capacidade de criar sua própria tradição.

O Encontro internacional já é uma tradição de Niterói, afinal esta é a sexta vez que a cidade recebe um evento nesses moldes. Já foram realizados os Encontros com Cuba (1992), Portugal (1998), Japão (1998), Itália (1999) e Espanha (2006).

Serviço:

– 04 de novembro – Teatro Municipal – Orquestra Sinfônica da UFF toca repertório de Astor Piazolla(Argentina) e Tom Jobim com Paula Morelenbaun (cantora) + Marcos Nimrichter (piano)

– 06 de novembro – Teatro Municipal – Karla Kanora (Equador)

– 20 de novembro – Praia de Icaraí – Dia da Consciência Negra – show da cantora e Ministra da Cultura do Peru, Susana Baca + Milton Nascimento.

– 22 de novembro – Praia de Icaraí – Aniversário de Niterói – Paulinho Moska + Lisandro Aristimuño (Argentina) + Kevin Johansen (Argentina).

– 26 de novembro – Praia de Icaraí – Encerramento – Bajafondo (Argentina)

 

 

 

 

 

Fonte: Sidney Rezende

+ sobre o tema

A falsa democracia racial. Por Luiz Zanin

  Luiz Zanin,   Acordamos assustados com a...

São Paulo terá lançamento de obra sobre igualdade racial dia 1º

Será lançado no sábado (1) o livro "Políticas de...

Jamaica quer acabar com lei de chicoteamento e açoitamento

O governo jamaicano está tomando medidas para acabar com...

para lembrar

E como Rosa Parks eu não me levanto.

Na cidade de Montgomery, no estado do Alabama, exatamente...

Sheila Walker fará conferência no encontro comemorativo dos 30 anos do NEAB

Pesquisadora norte americana em estudos africanos será uma das...

Ancestralidade: Agô meus Pretos Velhos

Durante o período escravocrata da história brasileira, os escravos domésticos...
spot_imgspot_img

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...

Alcione e Conceição Evaristo gravam clipe que faz crítica ao machismo: ‘Marra de feroz’

Veja que linda a foto de Alcione ao lado de Conceição Evaristo, em meio a gravação do clipe da canção “Marra de feroz”. Gravado em uma...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...
-+=