No Rio para encontro de cinema negro, Danny Glover apresenta sua namorada brasileira

Fonte: O Globo –

RIO – O tema do encontro era a presença do negro no cinema, mas quem roubou a cena na tarde desta segunda-feira, no Espaço Tom Jobim, no Rio, foi a namorada do ator Danny Glover, 63 anos. No Rio para participar do 3º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Américas, o americano chegou na manhã deste dia 16 à cidade e logo no primeiro evento que participou – uma mesa-redonda com o cineasta cubano Rigoberto Lopez – deixou escapar o seu segredo: está de casamento marcado para dezembro de 2009 com a brasileira Eliane Cavalleiro, 43 anos.

– A princípio ela vai se mudar para os Estados Unidos, mas isso não é definitivo – adianta Danny. – Podemos morar lá e cá. Tudo o que eu sei é que quero estar com ela. Como vai ser esta logística nós ainda vamos descobrir.

Danny e Eliane se conheceram em 2003, quando o ator veio pela primeira vez ao país, para o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. De lá para cá, foram mais de 10 as viagens do ator para o Brasil. Além do Rio e de São Paulo, já esteve em Salvador, Fortaleza e até Jericoacoara, no litoral do Ceará. Virou fã de moqueca e feijão preto.

– Sou quase um brasileiro. Posso fazer uma lista das coisas que gosto no seu país, a começar pelas pessoas – elogia o ator, que filmou “Blindness” em São Paulo, em 2007, com Fernando Meirelles. – Sou fascinado pela vibração daqui.

Eliane, que é professora da Universidade de Brasília (UNB), está ensinando o ator a falar algumas palavras em português. E ele já mostra que aprendeu algumas: “muito prazer”, “como vai”, e “onde fica?” já estão no repertório de Danny.

– Estamos aprendendo muito sobre a cultura um do outro – conta o ator, que apesar de conhecer Eliane desde 2003 só começou a namorá-la em 2009.

Na cidade até o dia 19, Danny adiantou ainda que desta vez pretende apenas descansar no Rio: – Quero mesmo é passear na Praia de Copacabana com a minha mulher.

Matéria original

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

Estar em casa significa proteção. Mas e criança que vive em lar violento?

O mundo inteiro já sabe: vivemos a pandemia de...

São Paulo: Grupo apresenta a “Benção do Olodum” e sucessos da carreira

São Paulo: Grupo apresenta a "Benção do Olodum" e...

Roberta Luchsinger, herdeira de banco suíço, doa R$ 500 mil a Lula após bloqueio de Moro

Roberta Luchsinger, herdeira da família fundadora do banco Credit...

Paulo Moreira Leite: As marchadeiras do retrocesso

Por Paulo Moreira Leite Em 1964, havia as...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=