Novo canal de TV brasileiro tem 24 horas de conteúdo feito por profissionais negros

Enviado por / FonteO Globo, por Maria Fortuna

A data escolhida para a estreia não foi à toa: 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, no Brasil, dedicado à memória de Tereza de Benguela, importante líder quilombola. Agora, este dia marca também a entrada no ar do canal de TV Trace Brazuca (624 na Claro/NET, e 630, na Vivo), o primeiro da história do país com 24 horas de conteúdo produzido por negros. O lançamento acontece também em meio à urgência de importantes debates mundiais sobre direitos civis e visibilidade da população negra.

É aí que entra a questão da representatividade, uma das principais bandeiras do novo canal, que pretende potencializar as vozes negras.

— A gente fala de empoderamento por meio do entretenimento. Não queremos falar de dor, mas de conquistas e vitórias para mostrar que o negro é múltiplo, que existimos em muitas esferas e não queremos só falar de racismo — afirma Kenya Sade, chefe da programação. — Pretendemos contar a história de um perspectiva positiva na qual a mulher e o homem negros possam se ver em potência e excelência, visto que houve um apagamento histórico por anos e anos. Chegou a hora de contarmos nossas histórias em primeira pessoa.

E essa história é recheada de muita música, documentários e shows de diferentes gêneros da cena brasileira. A curadoria do Trace Brazuca promete contemplar artistas e movimentos culturais de diferentes regiões do país.

Além de conteúdo autoral, a grade do canal também é composta por programas veiculados pela Trace, multiplataforma de mídia e entretenimento, em países como Angola, França, Portugal e Moçambique.

Um dos destaques da programação é a a playlist “Djouba”, com os maiores hits africanos do momento. Tem também o “Trace+”, com uma seleção de documentários. Um deles é “História do Papa Wemba”, sobre a trajetória do cantor congolês. “Afrobeats, da Nigéria para o mundo”, que conta como o gênero musical influenciou artistas de diversos lugares, é outro exemplo.

+ sobre o tema

Ngugi wa Thiong’o: “Eu quero competir com Cervantes”

O escritor queniano diz que, aos 81 anos, tem...

Dia do Futebol – 19/07

Dia 19/07, comemora-se o Dia do Futebol. A data...

Debate “A Voz do Negro no Cinema” tem falas emocionadas e contundentes

Nesta sexta-feira (28), no Cinearte, ocorreu o debate “A...

Este Instagram é pura inspiração para mulheres de cabelos afro

Shanillia e Janelle são duas irmãs que vivem na...

para lembrar

A crítica de Marcien Towa às doutrinas de identidade africana

O presente trabalho propõe tematizar a crítica que o...

Faraos Negros

Egito foi, ao longo de sua história, alvo...

Todos somos africanos, diz o ator Danny Glover

Todos somos africanos, disse o famoso ator estadunidense Danny...

Chimurenga – a reinvenção da mídia africana

Em entrevista ao Projeto Afreaka, Graeme Arendse, diretor...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Alcione e Conceição Evaristo gravam clipe que faz crítica ao machismo: ‘Marra de feroz’

Veja que linda a foto de Alcione ao lado de Conceição Evaristo, em meio a gravação do clipe da canção “Marra de feroz”. Gravado em uma...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...
-+=