O discurso consciente de Ronald, craque da Taça das Favelas, precisa ser ouvido

A Taça das Favelas conheceu neste sábado (27) seus campeões da edição realizada no Rio de Janeiro. No futebol feminino, o Curral das Éguas bateu o Corte Oito por 2 a 0. Já no masculino, o Gogó da Ema bateu o Patativas nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal. O melhor momento dos jogos, no entanto, provavelmente veio justo no pós-jogo. Eleito craque da final, Ronald, do Gogó da Ema, que terminou também como artilheiro da competição, foi convidado a realizar testes no Flamengo e deu um emocionado depoimento ao SporTV.

Por Leo Escudeiro, do Trivela 

Logo Taça das Favelas

“A gente é merecedor. Tem que agradecer muito a Deus, porque só ele sabe da nossa dificuldade para treinar, para alguém que não tem comida dentro de casa. A gente está aqui hoje para ser espelho para alguém na nossa favela. Porque toda vez que a gente está na televisão, só sai morte, só sai amigo da gente sendo preso, mas hoje a gente fez história. Para todo mundo acreditar que Deus realiza sonhos, todo mundo acreditar que não ganhamos isso à toa.”

Logo após o depoimento à reportagem, Ronald foi abordado por Waltinho, observador do Flamengo, que lhe ofereceu um convite para treinar no clube com um contrato de formação, com testes programados para o começo de agosto.

A Taça das Favelas tornou-se uma importante plataforma para talentos escondidos de comunidades no Rio de Janeiro e em São Paulo se projetarem. Após a decisão na capital paulista, Victor Balotelli, também de 17 anos, foi chamado pelo Internacional para período de testes.

Tão legal quanto a oportunidade de ver essa molecada ganhando uma chance é ouvir palavras tão conscientes e necessárias quanto as de Ronald. Não só por entender a importância que é ter esse espaço para incentivar outros de origem parecida, mas também por apontar o dedo para a maneira desproporcionalmente negativa como comunidades são retratadas pela mídia, visão decorrente, em parte, da falta de diversidade nas redações Brasil afora. Tão jovem, o garoto foi capaz de entender a oportunidade que se apresentava com aquele microfone.

+ sobre o tema

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos...

para lembrar

Dilma tem a mesma popularidade de Lula, segundo a Datafolha

Passados três meses no comando do País, a presidenta...

Mãe Stella: Reflexão sobre a inveja

Maria Stella de Azevedo Santos A minha função espiritual faz...

O golpe branco do parlamentarismo de fato

Os presidentes da Câmara e do Senado se autoproclamaram...

Sônia Guajajara será ministra dos Povos Indígenas de Lula

A deputada federal eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP) foi escolhida para...

Prefeitura de SP omite de Moraes caso de mulher que teve aborto negado por falta de profissionais

Ao menos uma mulher teve o procedimento de aborto legal negado no Hospital Municipal Cármino Caricchio, localizado no Tatuapé, na zona lesta da capital paulista, por...

Jovem é preso com centenas de símbolos neonazistas no centro de SP

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta quarta-feira (26) centenas de símbolos neonazistas no bairro de Santa Cecília, na região central da capital. Um jovem...

Porte de maconha para uso pessoal: entenda como fica a proposta em análise no Congresso após a decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir, nesta quarta-feira (26), o julgamento sobre o porte de maconha para consumo individual. Nesta terça, o plenário formou...
-+=