Obama acusa republicanos de bloquear indicação de procuradora-geral

O presidente democrata Barack Obama criticou nesta sex ta-feira os senadores republicanos que bloqueiam a nomeação de Loretta Lynch para o cargo de procuradora-geral dos Estados Unidos.

Do Istoé

“Por culpa de outros problemas, fizeram de refém uma procuradora-geral designada”, disse o presidente em entrevista ao jornal digital Huffington Post. “É o nosso cargo mais elevado em matéria de manutenção da ordem”.

“Os republicanos, inclusive, reconhecem que ela foi uma grande promotora. Sua integridade é inatacável”.

No início de novembro, Obama designou Loretta Lynch, atualmente promotora federal do Brooklyn (Nova York), para suceder Eric Holder, que anunciou em setembro passado sua decisão de abandonar o cargo que ocupa desde 2008.

Mas a nomeação da primeira mulher negra a ocupar este cargo precisa ser confirmada pelo Senado. Lynch já se apresentou para várias audiências em uma comissão do Senado, mas a confirmação está sendo retardada pelos republicanos, que controlam Câmara e Senado.

A nomeação de Lynch, 55 anos, coincide com um momento de especial animosidade entre os republicanos linha dura e o projeto migratório de Obama, que foi aplicado por decreto em novembro.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, disse que a confirmação de Lynch não será votada até que a Câmara aprove uma legislação sobre o tráfico de pessoas.

+ sobre o tema

para lembrar

Em reencontro, Suárez ignora aperto de mão e revolta Evra

Suárez passou reto por Evra quando o francês tentou...

Sobre os mendigos que “deviam virar ração pra peixe” e os “negros preguiçosos”

  por : Kiko Nogueira O programa "The Daily Show" faz...

Cineasta que diz ter tido calças abaixadas quer propor projeto à PM

Por: Diego Assis Rodrigo Felha, que registrou queixa no...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=