Obama vai reunir-se com líderes africanos

Fonte: Agola Press –

Nova Iorque – O Presidente norte- americano, Barack Obama, encontrar-se-á em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com vários líderes africanos à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas na próxima semana, anunciou quarta-feira a embaixadora norte- americana junto das Nações Unidas, Susan Rice.

Susan Rice, que fez este anúncio em Nova Iorque, declarou que a reunião abordará principalmente a situação dos países contribuintes de tropas para as operações das Nações Unidas.

Acrescentou que este fórum dará a Obama e aos líderes africanos a oportunidade de discutirem sobre questões de desenvolvimento económico e social relativas a África.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU sublinhou que todos os países africanos não foram convidados para esta reunião-almoço, apenas os que contribuem para os esforços da ONU a favor da paz e da segurança no mundo.

Os líderes africanos esperados nesta reunião são os Presidentes da Nigéria, do Egipto, do Gana, da Etiópia, da África do Sul, do Ruanda e do Senegal.

Os dirigentes do Paquistão, do Bangladesh, da Índia, do Nepal, da Jordânia, da Itália, do Uruguai e da China vão igualmente participar neste encontro como contribuintes de tropas para as operações da ONU.

Susan Rice declarou que o encontro de Obama com os principais países contribuintes de tropas para as operações da ONU será uma oportunidade para o Presidente norte-americano reconhecer “as contribuições muitas vezes silenciosas destes países que fazem um trabalho essencial para construir a paz e a segurança em situações difíceis”.

Revelou que Obama tomará igualmente parte na Cimeira das Nações Unidas ao mais alto nível sobre a mudança climática, a 22 de Setembro, e que pronunciará um discurso na abertura do debate da Assembleia Geral, a 23 do mesmo mês.

Acrescentou que o Presidente norte-americano presidirá a uma reunião ao mais alto nível do Conselho de Segurança da ONU sobre o desarmamento e controlo da proliferação das armas nucleares a 24 de Setembro corrente.

“O Presidente Obama espera muito da sua primeira participação na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde pela primeira vez, um chefe de Estado norte-americano presidirá a uma sessão importante do Conselho de Segurança da ONU sobre a proliferação das armas nucleares e o desarmamento, bem como às suas outras reuniões”, disse.

“Será a oportunidade para os Estados Unidos sublinhar o valor que atribuímos a esta instituição, bem como mostrar os domínios onde esperamos e aguardamos que ela faça melhor”, afirmou a embaixador norte-americana na ONU.

Matéria original

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

Após coletiva de imprensa em SP, Haddad se reúne com Lula

Após um encontro com a presidente Dilma Rousseff...

Diálogos Entre Nós – Diversidade e Inclusão

Nós. Primeira pessoa do plural, na certeza e esperança...

Filosofando sobre ‘Mídia e saúde: quando o SUS vira notícia’

De 30.11 a 4.12, a 14ª Conferência Nacional de...

Dia Internacional dos Direitos Humanos: Por uma educação com equidade racial

De onde são perpetuadas imagens estereotipadas e discriminatórias da...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=