‘Olhos que Condenam’, a série da Netflix sobre caso de condenação injusta de 5 jovens negros

Dirigida por Ava DuVernay, produção divida em 4 episódios aborda um dos casos mais chocantes de erro judiciário da história dos EUA.

Por Amauri Terto, Do HuffPost

jovem negro abraçado com uma mulher chorando, negra de cabelo com tranças,
Cena da série “Olhos que Concenam”

Olhos que Condenam, série limitada da Netflix que retrata um dos casos mais chocantes de erro judiciário da história recente dos Estados Unidos, acaba de ganhar trailer. Você assiste ao vídeo com exclusividade no HuffPost Brasil:

Dividida em quatro episódios, a produção conta as histórias de Antron McCray, Yusef Salaam, Raymond Santana Jr., Kevin Richardson e Korey Wise, cinco adolescentes negros do Harlem que foram injustamente acusados de um estupro brutal ocorrido no Central Park, em Nova York, em abril de 1989.

Olhos que Condenam foi criada por Ava DuVernay (Selma: Uma Luta Pela Liberdade), que também co-escreveu e dirigiu os episódios. A trama discorre sobre 25 anos do caso – uma combinação perversa de falhas da polícia, da promotoria e da imprensa, que remetem ao conceito de racismo estrutural.

Entre os astros premiados do elenco estão Michael K. Williams, Vera Formiga, John Leguizamo, Felicity Huffman, Niecy Nash, Christopher Jackson e Joshua Jackson. Oprah Winfrey e Robert De Niro são produtores executivos da série.

Além de DuVernay, Attica Locke, Robin Swicord e Michael Starrbury assinam o roteiro dos episódios.

Um menino - negro de jaqueta de couro, camiseta cor vinho e colocar com o formato do continente africano- e uma menina - negra, de brads box e vestido florido - conversado.
cena da série “Olhos que Condenam”

Junto com o lançamento da série, cinco entidades americanas (Participant Media, Color Of Change, Vera Institute of Justice, Institute for Innovation in Prosecution at John Jay College e The Opportunity Agenda) devem promover uma campanha de apoio ao movimento de reforma da justiça criminal.

De acordo com a Netflix, a campanha tem como objetivo mudar as percepções dos jovens negros na cobertura da mídia e ajudar promotores com novas abordagens baseadas na dignidade humana e na equidade racial.

Olhos que Condenam estreia globalmente na Netflix em 31 de maio.

+ sobre o tema

para lembrar

O massacre de 17 de novembro: Sobre raça e a república no Brasil

Uma história política marcada pelo imaginário da raça é,...

Socialistas franceses obtêm vitória no primeiro turno das eleições parlamentares

Hollande precisa ter maioria parlamentar para levar por...

Taís Araújo deixa maternidade: “O bebê parece muito com o Lázaro”

Taís Araújo deixou nesta segunda-feira (20) a maternidade Perinatal,...
spot_imgspot_img

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...
-+=