ONU recorda Mandela como “defensor global da dignidade e igualdade”

Enviado por / FonteDa Agência Brasil 

“Um extraordinário defensor global da dignidade e igualdade e um dos líderes mais emblemáticos e inspiradores do nosso tempo”. Com estas palavras, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, celebrou hoje a passagem do Dia Internacional de Nelson Mandela, neste 18 de julho.

Se estivesse vivo, o ex-presidente da África do Sul e ícone da luta contra o apartheid completaria 101 anos nesta quinta-feira. Primeiro presidente da África do Sul livre e democrática, Nelson Rolihlahla Mandela morreu em 2001, 20 anos após receber o Prêmio Nobel da Paz.

A comemoração do Dia Internacional de Nelson Mandela foi proclamada há uma década pela Assembleia Geral da ONU. O objetivo é celebrar a proteção dos direitos humanos, a igualdade entre raças e etnias, a resolução dos conflitos entre povos e a integridade da humanidade.

“Coragem e compaixão”

Segundo a mensagem divulgada pelo chefe da ONU, Nelson Mandela “exemplificou coragem, compaixão e compromisso com a liberdade, paz e justiça social”. Guterres realçou ainda que o líder “viveu por esses princípios e estava preparado para sacrificar sua liberdade e até mesmo sua vida por eles.”

O secretário-geral afirmou que os apelos de Nelson Mandela pela coesão social e pelo fim do racismo são particularmente relevantes hoje, quando “o discurso do ódio lança uma sombra crescente em todo o mundo”. Para Guterres, aqueles que trabalham coletivamente pela paz, estabilidade, desenvolvimento sustentável e direitos humanos para todos, devem sempre recordar o exemplo de Mandela.

A mensagem ressalta que o melhor tributo ao ex-líder deve ser demonstrado por ações. O chefe da ONU destaca que o recado de Mandela para o mundo é claro: “cada um de nós pode agir para promover mudanças duradouras. Todos nós temos o dever de fazê-lo”. No dia de reflexão sobre a vida e obra de Mandela, o apelo de Guterres é que o mundo abrace o legado do ex-presidente, bem como a aspiração de seguir o seu exemplo.

Brasília comemora

Na capital brasileira, foi feito um plantio de árvores nativas em um parque ecológico como parte das comemorações do Dia Internacional Nelson Mandela. A atividade foi realizada com a participação de diplomatas da Embaixada da África do Sul e representantes do Instituto Brasília Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal.

“Agradecemos a oportunidade de celebrar Nelson Mandela, que dedicou a sua vida ao serviço da humanidade e por uma África do Sul livre. Somos, também, gratos em poder promover essa ação como forma de homenageá-lo”, disse o secretário-geral do Brasília Ambiental, Thiago Mendes.

* Com informações da ONU News

+ sobre o tema

Historiadores dos EUA dizem que Portugal deve pedir desculpa por tráfico de escravos

Especialistas sublinham o papel do país no comércio internacional...

Afro-Cubanos

O termo afro-cubano se refere a cubanos de ancestralidade...

Beyoncé grava em deserto

Beyoncé grava em deserto. Desde que terminou sua turnê...

Kimpa Vita: A profetisa da unidade

Nascimento: Kimpa Vita nasceu por volta de 1684, no Monte...

para lembrar

Organizaciones afro presentan su agenda ante Comité de la Unesco

RUBÉN DARÍO ÁLVAREZ P., EL UNIVERSAL CARTAGENA DE INDIAS...

Angolano Ondjaki Ndalu vence prémio brasileiro Jabuti na categoria juvenil

Ondjaki Ndalu é o primeiro autor angolano a ser distinguido...

Pan-Africanismo

Os sinais de enfraquecimento dos impérios...

Queen Latifah vai protagonizar nova série do criador de Empire

A emissora Fox deu mais um voto de confiança...
spot_imgspot_img

Tony Tornado relembra a genialidade (e o gênio difícil) do amigo Tim Maia, homenageado pelo Prêmio da Música Brasileira

Na ausência do homenageado Tim Maia (1942-1998), ninguém melhor para representá-lo na festa do Prêmio da Música Brasileira — cuja edição 2024 acontece nesta quarta-feira (12),...

Rihanna já tem atriz favorita para possível cinebiografia

Rihanna está se antecipando em relação a como quer ser vista, caso sua história venha a ser uma cinebiografia em algum momento do futuro. A cantora...

Flávia Souza, titular do Fórum de Mulheres do Hip Hop, estreia na direção de espetáculo infantil antirracista 

Após mais de vinte anos de carreira, com diversos prêmios e monções no teatro, dança e música, a multiartista e ativista cultural, Flávia Souza estreia na...
-+=