Opanijé, grupo de rap baiano, se apresenta no Sesc Belenzinho

No dia 19 de Novembro, sábado, a partir das 20h30, o grupo de rap de Salvador, Opanijé, se apresenta no Sesc Belenzinho, Rua Padre Adelino, 1000. O show conta com a discotecagem de DJ Will e participação especial do poeta Akins Kintê.

Texto: Pedro Borges / Edição de Imagem: Pedro Borges enviado para o Portal Geledés

Em 2005, Lázaro Erê (cantor e compositor), Rone Dum-Dum (cantor e compositor), DJ Chiba e Zezé Olukemi (percussão) fundaram o Opanijé com a proposta de cantar Rap com letras que exaltem a cultura negra e a ancestralidade africana. Entre as canções do grupo, destaque para “Encruzilhada” e “Valeu, Zumbi”. A primeira conta com a participação do rapper Heider, do grupo RBF, e é uma homenagem ao Orixá Exu. A segunda exalta o legado do líder de Palmares e ressalta a importância da cultura e do conhecimento para a juventude.

DJ Chiba, integrante do grupo, destaca o significado de se apresentar na semana da consciência negra. “Para nós é uma honra e uma responsabilidade muito grande fazer esse evento tão próximo do 20 de Novembro. A data é muito emblemática e significativa, porque é a nossa luta, nossa bandeira. A força do Opanijé está no movimento negro e na luta negra. É uma grande honra ter a oportunidade de mostrar nosso trabalho neste dia”.

Com mais de mais de 21 mil visitações em apenas dois anos no MySpace, a banda tem o reconhecimento de nomes consagrados do Rap nacional, como B. Negão, Thaíde, Lettieres Leite, GOG, Bastardo do grupo paulista SNJ e Mos Def, rapper norte-americano.

Em São Paulo, o Opanijé vai dividir palco com outras grandes referências nacionais, DJ Will e Akins Kintê. “DJ Will é um DJ conceituado, já toca em grandes festas em São Paulo, já participou de um monte de projeto importante e é uma das figuras do rap nacional da atualidade. Dividir o palco com o mestre Akins é uma grande honra, porque ele é um amigo nosso de longa data e uma das grandes vozes negras, poéticas de São Paulo”.

flyer_-_opanije

William Nascimento Simões, DJ Will, tem 28 anos e desde muito novo acompanha o trabalho do pai, o DJ KL Jay (Racionais Mc’s). Em 2006 ganhou o Prêmio Hutuz como melhor DJ de grupo e em 2013 formou, ao lado de Filiph Neo, Dee, Renan Samam e DJ Murilo, o 5 pra 1.

O Poeta Akins Kintê, nascido e criado na Zona Norte de São Paulo, Brasilândia, traz seu primeiro livro sob sua autoria, “Muzimba Na Humildade Sem Maldade”, acompanhado de um CD com a musicalidade do produtor Tico Pro. A obra inova na sonoridade, na arrumação das rimas e também nos temas abordados que vão desde o amor e o racismo até a política e o futebol de várzea.

A atividade faz parte da mostra “Motumbá – Memórias e Resistências Negras”. A palavra de origem Yorubáque, mais do que uma saudação, significa bênção entre os nagôs. O projeto se inicia em novembro, mês que comemora a consciência negra, e segue em cartaz até março de 2017. As atividades ocupam diversos espaços abertos e fechados da unidade [Comedoria, Teatro, Praça, Sala de Espetáculos I e II, Convivência, Oficinas] para apresentar ao público atrações de música, dança, teatro, performance, literatura, cinema, artes visuais e rodas de reflexão e debate.

 

+ sobre o tema

Cidade de Deus está em lista de melhores filmes estrangeiros

Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, foi eleito o...

Cacau Protásio estreia espetáculo no Teatro Gazeta

Depois do sucesso na TV e no cinema, Cacau Protásio quer...

Oprah Winfrey explica porque apoia acusadores de Michael Jackson

Recentemente a apresentadora conduziu uma série de entrevistas com...

para lembrar

Martinha do Coco lança o CD “Rodas Griô”

A festa acontece no dia 9 de novembro, na...

Literatura negra não caiu na graça do mercado, diz autor de Cidade de Deus

Em entrevista ao G1, Paulo Lins falou sobre samba,...

The Birth Of a Nation – Drama sobre a escravidão ganha trailer completo emocionante

The Birth Of a Nation, longa vencedor do Festival de...

Michael B. Jordan produzirá filme em live-action do ‘Super Choque’

A versão live action do filme do Super Choque...
spot_imgspot_img

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

Festival de cultura afro abre inscrições gratuitas para vivências artísticas no Recife

O Ibura, terceiro maior bairro localizado na Zona Sul do Recife, onde estão concentrados mais de 70% da população autodeclarada negra ou parda, abre...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...
-+=