Os ataques que Blue Ivy sofreu na foto de Beyoncé do VMA 2016 são inadmissíveis

Essa não é a primeira vez que Blue Ivy – a filha única de Beyoncé que tem apenas 4 anos de idade – recebe comentários negativos sobre sua aparência via redes sociais. Desde que nasceu, sua vida tem sido observada e compartilhada pela internet afora e, com tanta exposição – mesmo que sua mãe popstar tente evitar – surgem alguns problemas.

por Elle no M de Mulher

Tudo começou em 2014 com uma petição online e racista que dizia para a cantora pentear o cabelo afro de sua filha. Infelizmente, o abaixo-assinado tomou uma proporção considerável. O intuito era alcançar 7,5 mil assinaturas e o total chegou perto: 5.769. Com isso, Beyoncé decidiu se manifestar usando o que ela tem de melhor: sua música.

 

Em ‘Formation‘, Queen B contra-ataca dizendo “I like my baby hair with baby hair afro“, em tradução livre para o português “eu gosto do cabelo afro da minha filha como ele é”. O clipe funciona quase como um manifesto sobre a cultura negra nos Estados Unidos e também como uma demonstração de algumas violências que essa população lida devido à cor de sua pele, e claro, à textura de seu cabelo.

Antes de ir para o VMA (Video Music Awards) – premiação na qual Beyoncé se tornou recordista na noite passada (28.9) – a performer decidiu postar uma foto de sua filha que pisou ao lado dela no tapete branco do evento. Por lá, os ataques começaram mais uma vez. Agora, eles falam sobre a fisionomia de Blue, mostrando que nem uma criança escapa de julgamentos à aparência. “Ela nem parece filha da Beyoncé”, dizia um deles. “Ela parece com o pai e todos sabem que ele é feio”, diz outro. “Que menina feia, o nariz é grande igual ao do pai”, escreveram nos comentários. Além de mensagens extremamente racistas, que chegaram a compará-la a um macaco.

Ainda neste ano, outras celebridades negras também sofreram nas redes sociais. Leslie Jones – uma das protagonistas do remake de ‘O caça-fantasmas’ – até saiu do twitter depois de sofrer tantos ataques. A ginasta estadunidense Gabby Douglas também passou por situações desconfortáveis ao competir na Olimpíada do Rio de Janeiro. Além delas, Serena Williams foi criticada pela escolha de sua roupa para disputar a final do campeonato de tênis de Wimbledon.

+ sobre o tema

O ano em que corremos perigo

Para cada lágrima derramada por luto, medo, desalento, houve...

Unicef considera “inaceitável” número de assassinatos de adolescentes no Brasil

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)...

para lembrar

Linchamentos: Blade Runner e o futuro que é aqui

No filme, seres não desejados precisam ser exterminados a...

Morrendo de Brasil

Quando Artur Xexéo nos deixou na noite do último...

Por que a Globo ficou indignada com o racismo contra a Maju?

Nas últimas semanas ganhou destaque nas redes sociais os...

Reflexão sobre o racismo

Depois da grande mobilização do #somostodosmaju o que mudou,...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=