Os direitos humanos e a indicação presidencial para o STJ

Organizações de Direitos Humanos protocolaram na sexta-feira (08) na Presidência da República ofício solicitando regulamentação e debate social sobre indicações de ministros dos Tribunais Superiores e a adoção do compromisso com os direitos humanos como critério para a escolha presidencial.

 

Desde fevereiro de 2011, estão a disposição da Presidenta Dilma as listas tríplices elaboradas pela OAB e aprovadas pelo Superior Tribunal de Justiça – STJ para o preenchimento de 3 vagas no Tribunal destinadas às advogadas e advogados.

Assim como na ocasião da abertura da vaga para o Supremo Tribunal Federal – STF, a sociedade se vê novamente à espera da indicação presidencial sem, no entanto, conhecer informações sobre os critérios que definiram os nomes indicados, que serão posteriormente sabatinados na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania do Senado e votados no plenário da Casa. No ano passado, com a aposentadoria do ministro Eros Grau na Suprema Corte, a sociedade começou a desenvolver atividades e debates sobre a importância dos cargos de Ministros dos Tribunais Superiores para a democratização da justiça.

Neste sentido, a Terra de Direitos, Ação Educativa, Geledés, Conectas e Dignitatis, organizações de direitos humanos que desenvolvem um trabalho voltado à participação social na administração da justiça, protocolaram na sexta-feira (08) na Presidência da República um ofício solicitando a realização de debate social sobre a necessidade de regulamentação do procedimento de indicação presidencial aos cargos de Ministros dos Tribunais Superiores no Brasil.

O ofício protocolado solicita também que o compromisso com os direitos humanos ao longo da carreira seja um critério balizador da escolha da Presidenta para cargo de tamanha relevância e interesse social.

+ sobre o tema

Grupo de mulheres pede em Brasília descriminalização do aborto

Elas se reuniram ontem com o presidente do STF,...

Vacinação protege crianças de sequelas da covid-19

Além de evitar casos graves da covid-19, a vacinação...

Panorama dos direitos humanos no Brasil

por Carmelita Lopes Relatório lançado aponta que país ainda...

Número de pessoas em situação de rua na cidade de SP ultrapassa 48 mil e bate recorde em 2022, diz pesquisa

Um levantamento realizado por pesquisadores da Universidade Federal de...

para lembrar

A internet e o pânico das TVs abertas – por Altamiro Borges

A Suprema Corte dos EUA julga em abril um...

Publicitários negros criam agências com foco em diversidade

O incômodo de trabalhar com equipes apenas de pessoas...

Dermatologista Katleen Conceição dá dicas de cuidados para a pele negra

A médica especialista em pele negra conversou com a...
spot_imgspot_img

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...
-+=