Os recados dos intelectuais negros para o BNDES

Helio Santos e Cida Bento participaram do seminário do banco sobre empoderamento negro

Os participantes do painel “Capital a serviço da Diversidade” deram diversos recados para o BNDES sobre como conseguir fazer a diferença para a equidade racial. E salientaram como o banco tem atuado nos últimos anos, sem desenvolver uma política em prol do desenvolvimento dos empreendedores negros. O presidente do banco, Aloizio Mercadante, estava na plateia.

– O BNDES implicitamente e explicitamente atua como ferramenta a serviço do pacto da branquitude – disse Alan Soares, um dos fundadores do Movimento Black Money.

O professor e intelectual Hélio Santos concordou:

– Este evento é um marco. Historicamente, o BNDES é uma imensa caixa de ação afirmativa para homens brancos bem nascidos.

Para Santos, o empreendedorismo negro não pode ser visto como uma iniciativa liberal atrasada, mas como um forte fator democrático. Assim, em sua opinião, o BNDES deve simultaneamente investir de forma a induzir o desenvolvimento tecnológico avançado e em equidade racial para reduzir a desigualdade. Sugere ainda criação de uma diretoria voltada para a equidade racial.

Para Cida Bento, conselheira e fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, as políticas do BNDES devem ter condicionantes: que os tomadores de crédito provem com métricas a redução das desigualdades econômicas e raciais. A intelectual salientou a importância do exemplo da liderança no processo de mudança.

+ sobre o tema

Vereadora Juliana Cardoso prevê confronto com Telhada na Câmara de SP

Juliana Cardoso: "O fato de o vereador Telhada vir...

Projeto de lei tipifica injúria racial como crime de racismo

Foi apresentado no Senado Federal o Projeto de Lei 4.373/2020,...

Cartão vermelho ao racismo

A luta vem de longe. O ser humano...

para lembrar

spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=