Papai Noel de shopping em SP faz declarações racistas a crianças, relata família

Enviado por / FonteG1

'Esse presente não condiz com sua realidade', teria dito o funcionário após ouvir o pedido de criança negra. Shopping Plaza Sul diz que Papai Noel era contratado por uma empresa terceirizada e foi substituído.

Uma mãe e seus quatro filhos ouviram declarações racistas do Papai Noel do shopping Plaza Sul, na Zona Sul de São Paulo. O caso aconteceu na última sexta-feira (3) e foi relatado nas redes sociais pela autônoma Tamiris Silva de Oliveira.

Ao SP1, a mãe contou que levou os filhos para um passeio no shopping e quando passaram em frente à decoração de Natal foram convidados a tirar uma foto com o Papai Noel.

“O Papai Noel chamou meu filho de seis anos e perguntou o que ele queria ganhar de presente. Aí meu filho falou que queria um hoverboard [skate elétrico]. Aí ele falou assim: ‘mas quanto que o seu pai ganha? Olha, esse presente não condiz com a sua realidade'”, conta Tamiris.

De acordo com ela, o homem foi arrogante com a criança e sua primeira reação foi se afastar.

“Aí ele chamou meu filho mais velho, de 12 anos, e perguntou o que ele queria também. O meu filho falou um celular. Aí ele falou: ‘não, esquece!’. Foi a resposta dele. Quando eu estava já pra me retirar do local, ele perguntou pra mim: ‘os quatro filhos são seus?’. Eu falei que sim. Ele falou: “você não tem televisão na sua sala?.”

A ONG Novos herdeiros, que atende famílias na Zona Sul da capital, está prestando assistência psicológica e jurídica à família. Um dos filhos de Tamiris participa das atividades da ONG.

“Uma atitude racista, classista. Diretamente envolvendo o Papai Noel, que está inserido e que está sob a tutela do shopping Plaza Sul”, diz o presidente da ONG, Marcelo Campos.

Tamiris afirmou que o shopping convidou a família para uma nova visita ao Papai Noel, mas as crianças não quiseram. “Psicologicamente nós estamos abalados. Não é só mais uma fala.”

Em nota, o Plaza Sul Shopping disse que o ator que interpretava o Papai Noel era contratado por uma empresa terceirizada e que já foi substituído. O shopping disse que lamenta o ocorrido e que se solidariza com a família.

+ sobre o tema

‘Você faz faxina?’ Perguntou uma mulher, e a resposta foi: “Não. Faço mestrado”

A historiadora e professora Luana Tolentino, de 33 anos,...

“Você matou meu filho!”: Homicídios cometidos pela Polícia Militar na cidade do Rio de Janeiro

“Você matou meu filho!”: homicÍDioS cometiDoS Pela PolÍcia militaR...

Nota da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde contra os atos de intolerância religiosa

Sabemos que as religiões ocupam importante papel político, social...

para lembrar

Tia Má é alvo de racismo nas redes sociais; MP-BA vai apurar o caso

A jornalista e digital influencer Maíra Azevedo, a "Tia...

Le Monde analisa racismo no Brasil

Em seu caderno de cultura e ideias do...

‘Ela só queria nos humilhar’ conta estudantes africanos sobre racismo da polícia em Porto Alegre

Samir Oliveira Quando vieram ao Brasil em busca de aperfeiçoamento...

Brasileiros de ascendência asiática relatam ataques racistas durante a pandemia

Descendente de japoneses, Fernanda Yumi Tagashira, 20, conseguiu seu...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=