Peça “Macumba, uma Gira sobre Poder” dá voz à religião afro-brasileira

Vítima do racismo, da perseguição e do preconceito, a cultura afro-brasileira muitas vezes é demonizada no Brasil. Retirá-la deste lugar é um dos objetivos da peça “Macumba – Uma Gira sobre Poder”, que estreia nesta terça (12) em Curitiba.

Por Miguel Arcanjo Do Blog do Arcanjo

Com artistas da Cia. Transitória, a peça tem direção de Fernanda Júlia, formada pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e que fundou o NATA (Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas- BA). O espetáculo faz parte do “Projeto Macumba”, que engloba ações de teatro, música, dança e artes visuais, com produção de Erick Alessandro.

Fernanda afirma que a peça serve para fortalecimento das referências negras. Para ela, é de “suma importância” que os brasileiros “reconheçam a beleza, grandiosidade e força da nossa herança cultural africana e afro-brasileira”.

“O espetáculo além de colocar em cena elementos da religiosidade de matriz africana, aponta diversos espaços para além da religiosidade, mas calcado na ancestralidade de empoderamento da mulher negra e do homem negro”, afirma a diretora, que busca tirar o negro do lugar estigmatizado e marcado por estereótipos, infelizmente ainda comum em nossa sociedade. Estão no elenco os atores Flávia Sabino, Gide Ferreira, Tatiana Dias e Thiago Inácio.

IMG_5979-1024x682

Fernanda afirma que é preciso reverter “a imagem deturpada” que se criou na sociedade sobre a cultura negra e sua religiosidade. “Divulgar a história e a cultura do povo negro de forma descolonizada, partindo da visão de mundo e também dos elementos culturais africanos e afro-brasileiros é ponto de partida para a reversão deste quadro, porém não é o suficiente”, fala.

“Para uma reversão eficaz é importante um processo de educação descolonizado, compreensão dos órgãos governamentais, órgãos midiáticos, iniciativa privada da diversidade cultural do país contemplando esta diversidade em todas as esferas do conhecimento”, aponta.

Para a artista, é importante apresentar a peça em Curitiba, no Sul do Brasil. “Acho que o Brasil como um todo persegue as religiões de matriz africana, não há alívio em nenhuma região do país. Mas o que pude identificar aqui em Curitiba é uma população que tenta invisibilizar a negritude de 22% da sua população, afim de dar conta da criação de uma cidade europeia no Brasil, o que posso chamar de equívoco, no mínimo”, afirma.

“Macumba, Uma Gira sobre Poder”
Quando: Terça a quinta, 20h. De 12/7 a 4/8/2016
Onde: Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio – Rua Desembargador Portugal, 274, São Francisco, Curitiba)
Quanto: R$ 20
Classificação etária: 14 anos

+ sobre o tema

Ava DuVernay, diretora de ‘Selma’, vai fazer filme sobre o furacão Katrina

Ava DuVernay, diretora de "Selma", cinebiografia de Martin Luther...

Inscrições abertas para artistas de dança negra, série “Diálogos Ausentes”

Itaú Cultural faz chamada aberta para artistas e produtores...

‘Sou uma matriz. E isso não é ruim’, diz Djavan, que lança disco

'Rua dos amores' é primeiro CD de inéditas do...

para lembrar

Beyoncé divulga primeiras fotos de sua filha com o rapper Jay-Z

Beyoncé divulga primeiras fotos de sua filha com o...

Luiz Gama vira medalha do IAB

Aprovada a criação de nova premiação do IAB, denominada...

Morre Mary Wilson, cofundadora do The Supremes, aos 76 anos

Mary Wilson, aclamada cantora e co-fundadora da banda The...
spot_imgspot_img

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Longa capixaba “Presença”, com roteiro e direção de Erly Vieira Jr., será lançado nos cinemas no próximo dia 1° de agosto

“Presença”, estreia na direção de um longa metragem, de Erly Vieira Jr, que também assina o roteiro, foi selecionado para a Mostra competitiva do...
-+=