Pesquisa mostra Obama à frente de Romney em disputa eleitoral

Ajudado por perspectiva de economia mais forte, líder dos EUA supera pela primeira vez desde julho 50% de apoio para reeleição

 

Ajudado pela perspectiva de uma economia mais forte e pelo recente crescimento da oferta de empregos, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, venceria a disputa contra os dois principais pré-candidatos republicanos, Mitt Romney e Newt Gingrich, indicou uma pesquisa nesta segunda-feira.

Uma sondagem Washington Post-ABC News com 1 mil adultos descobriu que as perspectivas de Obama melhoraram ante seus possíveis rivais, depois que as cifras gerais do emprego aumentaram enquanto ele coordena a lenta retomada da economia.

Se a eleição fosse agora, Obama obteria 51% dos votos contra Romney, ex-governador de Massachusetts e atual favorito dos republicanos, de acordo com a pesquisa. Ele venceria com 54% dos votos contra Gingrich, o ex-presidente da Câmara dos Deputados que continua lutando para ser o indicado de seu partido.

Feita por telefone entre os dias 1 e 4 de fevereiro, a pesquisa mostrou que Obama fica à frente de Romney no que diz respeito à proteção da classe média e aos impostos. Os pesquisados também disseram que confiam mais em Obama para lidar com assuntos internacionais e com o terrorismo.

Obama e Romney, no entanto, empatam quando o assunto é criação de empregos. E mais entrevistados disseram confiar em Romney para ficar à frente da economia e lidar com o déficit do orçamento federal.

De acordo com o Washington Post, essa é a primeira vez nas enquetes, desde julho, em que Obama supera 50% de apoio entre todos os adultos quando comparado com Romney, e é a primeira vez que supera essa marca entre os eleitores registrados.

“Com o benefício de uma crescente confiança do público sobre seu manejo da economia, o presidente Obama, pela primeira vez, tem uma vantagem clara sobre o pré-candidato presidencial republicano Romney em uma potencial decisão eleitoral”, segundo o Post.

No sábado, Romney ganhou facilmente as prévias do Estado de Nevada e, depois das vitórias nas primárias da Flórida e New Hampshire, consolidou sua posição à frente do quarteto de políticos que buscam a candidatura presidencial republicana.

 

Os resultados da enquete publicada nesta segunda-feira “revelam o quão importante será a forma como é apresentada a campanha para as eleições de novembro”, disse o jornal. “Se a campanha se transformar, principalmente, em um plebiscito sobre a gestão presidencial de Obama, como os republicanos esperam que seja, o presidente poderia ter dificuldades para ganhar um segundo mandato, a menos que a recuperação econômica supere enormemente as expectativas”, acrescentou o artigo.

“Mas se a disputa se transformar em uma escolha entre o presidente em exercício e o desafiante, tal como os assessores de Obama dizem que será, a perspectiva do presidente é muito melhor”, disse o Post.

Em termos gerais, 55% dos entrevistados que disseram seguir de perto a campanha desaprovam o que os aspirantes republicanos vêm dizendo. Dois em cada três entrevistados disseram que, quanto mais aprendem sobre Romney, menos gostam dele, com muitos republicanos tendo uma opinião negativa sobre o candidato, de acordo com o Post.

As coisas não são melhores com o principal concorrente de Romney, Newt Gingrich: três em cada quatro entrevistados tem uma opinião ruim sobre ele.

 

 

 

 

 

Fonte: iG 

+ sobre o tema

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos...

para lembrar

Boaventura: a esquerda sem imaginação

Por Boaventura de Sousa Santos | Imagem: Edward  Do Outras Palavras Por não ousar...

Mendes, Veja e o conluio dos desesperados

Veja perdeu sua principal fonte oficial – Demóstenes...

Homem linchado não violentou crianças no Paraná, aponta exame

Caminhoneiro de 58 anos morreu após ser agredido por...

Prefeitura de SP omite de Moraes caso de mulher que teve aborto negado por falta de profissionais

Ao menos uma mulher teve o procedimento de aborto legal negado no Hospital Municipal Cármino Caricchio, localizado no Tatuapé, na zona lesta da capital paulista, por...

Jovem é preso com centenas de símbolos neonazistas no centro de SP

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta quarta-feira (26) centenas de símbolos neonazistas no bairro de Santa Cecília, na região central da capital. Um jovem...

Porte de maconha para uso pessoal: entenda como fica a proposta em análise no Congresso após a decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir, nesta quarta-feira (26), o julgamento sobre o porte de maconha para consumo individual. Nesta terça, o plenário formou...
-+=