Pesquisadora lança catálogo Afro paladar com os saberes e os sabores quilombolas

Após visitar sete comunidades para observar e registrar os saberes dos povos quilombolas, os experimentos frutos dessa pesquisa serão possíveis ao público

por Mirella Duarte no RD News

Comunidade Remanescente de Quilombo – Mata Cavalo Poconé Foto: Luzo Reis
Comunidade Remanescente de Quilombo – Peba – Chapada dos Guimarães Foto: Luzo Reis
Comunidade Remanescente de Quilombo – Aguaçu-Cuiabá
Foto: Luzo Reis
Comunidade Remanescente de Quilombo – Morro Cortado Poconé Foto: Luzo Reis

A culinária mato-grossense em sua raiz, é também oriunda das cozinhas das Comunidades Remanescentes de Quilombo, que deram origem a muitos pratos típicos da gastronomia local. E essa relação do povo cuiabano com a comida, especialmente nas Festas de Santo, foi o que chamou a atenção da pesquisadora cuiabana Jackeline Silva.

Além de produtora cultural, Jackeline é formada em ciências sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso e, após muito observar, resolveu criar o projeto cultural “Afro Paladar – Nutrindo a Cultura”. O lançamento está marcado para esta sexta (10), no Sesc Casa do Artesão com muita comida típica e original dos quilombos matogrossenses.

“O intuito do projeto é reconhecer e valorizar os povos quilombolas de Mato Grosso e também divulgar os saberes, o modo de vida, a cultura dos afrodescendentes. Infelizmente os quilombolas ainda são marginalizados e invisibilizados. Nós precisamos mostrar o protagonismo, a resistência dessas pessoas que até hoje lutam contra ameaças e diversas opressões”, afirma Jackeline.

Durante o projeto, segundo a pesquisadora, o que mais chamou a atenção foi a elaboração culinária, a preparação coletiva que envolve a família, vizinhos e pessoas agregadas.  Além disso, a oferta do alimento ao visitante como forma de comunhão, estabelecendo vínculos de amizade e de reciprocidade. “O Afro Paladar não é um livro de receitas, mas sim uma amostra do modo de vida quilombola”, conta a pesquisadora.

Participam do projeto como curador o baiano, chef e consultor em gastronomia Alicio Charoth, o fotógrafo Luzo Reis, a cinegrafista Juliana Segóvia, o fotógrafo convidado Mario Friedlander e os professores da universidade, doutora Candida Soares (NEPRE) e doutor Aloir Pacini (PPGAS).

Além da comida típica e mostra de alguns saberes captados na pesquisa, haverá música ao vivo e outros tipos de arte de representantes da negritude, como Herminio Nhantumbo (Moçambique), PachaAna e Grupo Aguerê.

Pesquisa

Arquivo Pessoal/ RD News

Jackeline Silva é integrante de diversos grupos do movimento negro

O Estado de Mato Grosso possui 77 comunidades quilombolas, conforme dados da Fundação Cultural Palmares, e isso foi essencial para a iniciativa. Em 2016, o “Afro Paladar – Nutrindo a Cultura” foi aprovado no Edital Tradições da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, e após  visitar sete comunidades para observar e registrar os saberes dos povos quilombolas, os experimentos frutos dessa pesquisa serão possíveis ao público.

Jackeline Silva é integrante de diversos grupos do movimento negro, como o Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE MT) do qual participa desde a fundação em 2002; do Coletivo de Audiovisual Negro Quariterê; Escola de Benzedeiras de Brasília; Coletiva Pretinhas (DF); Articulação de Negras Jovens Feministas do Centro-Oeste (ANJF).  Com parceria do Sesc Casa do Artesão, a realização é da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, Iaiá Produções e Projetos.

O evento tem apoio do Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE-MT) e da Coordenação geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, Indígena e de Fonteira. O Sesc MT é parceiro do projeto.  A expectativa é atrair parceiros para dar continuidade no trabalho e na produção de pesquisa, para a visita de outras comunidades, no centro-oeste e pelo Brasil, acessibilizando a documentação e divulgação. (Com Assessoria).

Serviço

  • O que: Lançamento do projeto cultural “Afro Paladar: nutrindo a cultura” – Catálogo sobre a culinária dos povos quilombolas de Mato Grosso
  • Quando: 10 de agosto de 2018
  • Local: Sesc Casa do Artesão
  • Horário:
  • 16h – Palestra com Alicio Charoth (Chef e consultor em gastronomia) e Jackeline Silva (Iaiá Produções e Projetos)
  • 19h – Lançamento do catálogo “Afro Paladar: nutrindo a cultura” – Apresentações: Herminio Nhantumbo (Moçambique), PachaAna, Grupo Aguerê.

+ sobre o tema

O maior país africano poderá partir-se em dois

Sul cristão e animista do Sudão poderá tornar-se num...

Lázaro Ramos quer oferecer “alternativa civilizatória” aos domingos na TV

Um programa nascido das sugestões enviadas por pessoas comuns...

para lembrar

Do racismo às críticas sem jeito. Hamilton ataca

Esta semana foi em cheio para o tetracampeão do...

Vítima de racismo, Maria Gal, atriz de “Poliana” cria produtora para artistas negros

Sucesso na novela "As Aventuras de Poliana", Maria Gal...

“Não sou um monstro”, diz Chris Brown

Chris Brown se pronunciou publicamente sobre o caso de...

Desmitificando a data da suposta libertação

*Freitas Bahia Pintura feita pelo alemão Johann Moritz Rugendas, em...
spot_imgspot_img

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...

Filme biográfico sobre Luiz Melodia é o vencedor do Festival In-Edit Brasil

O documentário "Luiz Melodia - No Coração Do Brasil" é o grande vencedor da 16º edição do In-Edit Brasil, o Festival Internacional do Documentário Musical. Dirigido...

Autores negros podem concorrer a prêmio com romances inéditos

Novos autores negros com romances inéditos ainda podem participar do Prêmio Pallas de Literatura 2024, cujas inscrições foram prorrogadas até as 15h do dia...
-+=