Polícia prende homem que foi flagrado ofendendo com racismo o senegalês Diouf

A polícia inglesa informou nesta quarta-feira que um homem foi preso por ofender o senegalês El-Hadji Diouf, do Leeds United, com ofensas racistas. O incidente ocorreu durante uma partida contra o Millwall, válida pela segunda divisão do Campeonato Inglês, e foi flagrado pelas câmeras de televisão do Sky Sports News.

Os xingamentos foram capturados pela emissora e transmitidos em tempo real. A repercussão negativa do caso forçou a abertura de uma investigação que culminou na prisão desta quarta-feira. De acordo com o jornal The Guardian, o Millwall lamentou o ocorrido na competição e prometeu banir todos os culpados de suas partidas.

As ofensas vieram à tona novamente com a batalha travada por jogadores e dirigentes contra o racismo na Europa. O próprio Diouf chegou a dizer que não havia escutado nenhum tipo de xingamento e, inicialmente, forçou o cancelamento das investigações. Apesar de ter ocorrido em novembro, o caso voltou a ser assunto e obrigou o Millwall a pedir desculpas oficialmente. 

“Como todos os torcedores do Millwall e de futebol em geral, nós fomos surpreendidos pelas imagens que vimos. Infelizmente, o racismo existe em nossa sociedade e certos indivíduos querem trazer isso para o campo de futebol. Nós não aprovamos atitudes como estas e desejamos ver o seu fim no esporte”, comentou Andy Ambler, chefe executivo do clube inglês.

A questão racial se tornou um dos grandes problemas enfrentados pelas autoridades europeias. Os casos encabeçados por John Terry, do Chelsea, e Luis Suárez, do Liverpool, geraram protestos por parte de torcedores e personalidades ligadas ao futebol. Recentemente, o atacante Kevin-Prince Boateng, do Milan, abandonou o gramado por ser discriminado em um amistoso e fez com que atletas iniciassem uma nova campanha contra o preconceito no Velho Continente.

 

 

Fonte: Superesporte

+ sobre o tema

Afinal, o que leva os Brancos adorarem Que horas ela volta?

Que Horas Ela Volta está sendo um dos filmes...

Movimento Negro teme que ações judiciais prejudiquem o sistema de cotas

Fonte: A Tarde Online     O Movimento Negro Unificado (MNU) teme...

Intelectuais negros pensam a Independência em novo livro do selo Sueli Carneiro

Foi lançado nesta semana o livro "A Resistência Negra...

Brasil de carne e osso: Colarinho branco, o dono do pescoço é também

Colarinho branco, o dono do pescoço é também  Helio Santos via Guest...

para lembrar

Polícia desqualifica estupro ao afirmar que adolescente de 14 anos se prostituía

A ocorrência envolvendo uma adolescente de 14 anos e...

Impedida de entrar em loja, delegada negra faz denúncia de racismo

A delegada Ana Paula Barroso foi impedida de entrar...

Eu, racista

O que segue é o texto de um "sermão"...

Do racismo na arte contemporânea

No chão da galeria, riscados com giz, estão traços...
spot_imgspot_img

OAB suspende registro de advogada presa por injúria racial em aeroporto

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) suspendeu, nesta terça-feira (25), o registro da advogada Luana Otoni de Paula. Ela foi presa por injúria racial e...

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....
-+=