Praça das Artes recebe comunidades no lançamento da 2a edição do Circuito de Rodas de Samba SP

A segunda edição do guia oferece informações sobre 56 rodas de samba das regiões da cidade de São Paulo, Grande São Paulo, interior e litoral. O conteúdo é gratuito e também estará disponível em versão digital no site www.deputadalecibrandao.com.br, a partir do dia 06 de outubro.

Na próxima terça-feira, 06/10, a partir das 19h, uma seleção de músicos de diversas comunidades paulistas de samba vai comandar uma grande roda no lançamento da 2a edição do Guia de Rodas de Samba de São Paulo. Os partideiros farão, ainda, uma homenagem à Leci Brandão, um dos maiores ícones do samba e, atualmente, deputada estadual de São Paulo.

No mesmo dia, haverá a apresentação do aplicativo InSamba desenvolvido pelo empresário Sérgio Vertello. O aplicativo reúne informações sobre eventos relacionados ao gênero musical no Estado. O serviço também oferece informações sobre a história do samba, instrumentos e diferentes levadas do gênero musical. O aplicativo já está disponível em versões IOS e Android.

A ideia de formular um guia com estas características surgiu de uma parceria entre o mandato da deputada Leci Brandão e a Associação de Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba do Estado de São Paulo (ASTEC) que, na ocasião, comemora três anos de fundação.

Para a deputada, que vem ressaltando a importância das comunidades tradicionais e da cultura afro-brasileira, o samba e suas tradições são parte da história do nosso país e por isso é fundamental preservar essa memória.

Na mesma linha, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB/SP) acentua que “o Samba de São Paulo é nosso patrimônio. Ao mapearmos as rodas de samba não só valorizamos a imensa herança e legado desse movimento ao povo paulistano, mas, sobretudo, fomentamos cada vez mais os espaços de criação dessa importante manifestação cultural”.

O mandato da deputada Leci vem promovendo ações e elaborando propostas para aproximar o Poder Público das comunidades de samba, tamanha a importância do gênero na construção da identidade brasileira. Entre as ações está a produção de publicações como as cartilhas Memória do Samba Paulista, projeto que já está em sua terceira edição. A Lei do Dia Estadual do Samba, a realização de uma audiência pública sobre as comunidades de samba (2013) e o projeto de lei que declara o samba patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo são alguns exemplos de iniciativas relacionadas ao samba realizadas pela deputada. Neste sentido, reunir informações que destaquem as rodas de samba realizadas pelas comunidades, que divulgam o trabalho de novos compositores e resgatam a obra dos grandes mestres do samba está entre as prioridades da atuação de Leci Brandão enquanto representante pública. Afinal, para Leci, “o samba sempre foi espaço de luta e resistência do nosso povo e assim permanece graças a homens e mulheres que não deixam a verdade e a valentia do samba morrerem”.

A primeira edição do guia está disponível desde 23 de julho deste ano e oferece informações sobre 27 rodas de samba paulistas que acontecem periodicamente, apontando datas, locais, referências e contatos para mais informações. A distribuição é gratuita e conteúdo está disponível em versão digital no site www.deputadalecibrandao.com.br.

Serviço:

Lançamento da 2o edição do Circuito de Rodas de Samba SP e do Aplicativo InSamba e comemoração do aniversário da ASTEC-SP

Quando: 06/10/15, terça-feira, a partir das 19h.

Onde: Praça das Artes – Avenida São João, 281, Centro, São Paulo/SP

Homenageada Especial: Leci Brandão

Presença especial: Orlando Silva, deputado federal

Entrada: franca

Informações imprensa: 99619-1350 – Carla / 96425-9772 – Carina

*Há estacionamentos privados próximos

Se beber, não dirija!

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Dança do Congo vai ganhar exposição no Museu Afro-Brasileiro

A inauguração terá a presença de representantes da cultura...

Grafiteiros levam arte para muro da Sanasa

O muro totalmente branco da Sociedade de Abastecimento de...

para lembrar

Vanessa Jackson será protagonista do musical ‘A Cor Púrpura’

A cantora Vanessa Jackson, revelada em 2002 na primeira...

Viola Davis diz que não se anula pela filha: “Se eu não cuidar de mim, não posso cuidar dela”

Atriz deu entrevista à revista PEOPLE Na Glamour Viola Davis falou...
spot_imgspot_img

Instituto Tebas celebra 194 anos de nascimento de Luiz Gama com caminhada e exibição de vídeo em São Paulo

 Liberdade ou Morte: histórias que a História não conta é o título da web série composta por sete narrativas (fotográficas, textuais e audiovisuais) que destacam a agência...

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...
-+=