Judaísmo: Primeira mulher negra a ser ordenada rabino

– Fonte: Expresso –

Al Behrman / AP

Cincinatti, Ohio, 29 Mai (Lusa) – Alysa Stanton, 45 anos, pode tornar-se já em Junho a primeira mulher negra a ser ordenada rabino.

Alysa Stanton deverá liderar uma congregação predominantemente branca de 60 famílias em Greenville, Carolina do Norte, depois de ser ordenada, a 06 de Junho.

Stanton vivia num subúrbio judeu de Cleveland quando começou a sua busca espiritual ainda na infância, estudando algumas religiões cristãs e do leste antes de se converter ao judaísmo quanto já estava na casa dos vinte.

Mas, embora Stanton seja elogiada pelos seus pares pela sua capacidade de ouvir e comunicar, nem sempre se sente aceite pelas congregações judaicas ou por alguns amigos depois de se ter convertido ao Judaísmo.

“Senti-me às vezes condenada ao ostracismo mas tive de aprender quem eu era, quais os meus valores e ir em frente”, disse.

Stanton, que trabalhou como fisioterapeuta especializada em dor, perda e trauma, pensou que era demasiado “velha” para começar os seus estudos rabínicos aos 38 anos.

Matriculou-se em 2002 no Instituto de Religião Judaica na Faculdade hebraica de Cincinnati, a mais antiga instituição dos Estados Unidos para educar rabinos, chantres e educadores do Judaísmo da Reforma.

Ela acredita que o seu futuro está nas mãos de Deus mas não está satisfeita com o mundo tal como ele está, disse o rabi Kenneth Ehrlich, decano do campus.

A sua ordenação tem um significado político relevante e é um passo saudável na nova fase do desenvolvimento do judaísmo na América, disse Lewis Gordon, fundador do Instituto de Estudos Afro-Judaicos na Universidade Temple em Filadélfia. Muitos acreditam que ela pode atrair mulheres e negros para os estudos rabínicos e outros papéis de liderança.

Até final de 2009, já foram ordenadas 994 mulheres rabinos, indica uma investigação que recorreu aos principais seminários do Judaísmo. E vários peritos dizem só ter conhecimento de um rabi negro do sexo masculino.

 

 

Matéria original: EUJudaísmo:: Primeira mulher negra a ser ordenada rabino

+ sobre o tema

Jean Wyllys: ‘Dilma se precipitou’, diz deputado sobre suspensão de kit contra homofobia

Jean Wyllys (PSOL) diz que bancada evangélica teve reação...

Não deixe a sua cor passar em branco – o que esperar para o Censo de 2010

  "Afastada a questão de desigualdade, resta na transformação biológica...

Pornografia infantil e drogas lideram acessos em ‘internet oculta’

Rede Tor (iniciais de The Onion Router), gratuita, permite...

Rebeca Andrade fica em 5º lugar no solo com Baile de Favela nas Olimpíadas

Um passo. Foi isso que separou Rebeca Andrade de...

para lembrar

Professoras criam rede de apoio a vítimas de violência sexual na USP

Reunião com quase 100 professoras criou grupo na noite...

Um crime de ódio é registrado a cada 12 horas na cidade de São Paulo

A Polícia Civil registrou um crime de intolerância a...

Leci Brandão: 40 anos de carreira e luta pela transformação social

A cantora e compositora Leci Brandão comemora em setembro,...

Ativista que processou jornal antigay é morto em Uganda

Publicação foi acusada de ter incitado no ano passado...
spot_imgspot_img

Machismo contribui para a remuneração das mulheres ser inferior à dos homens

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres têm remuneração, em média, 17% menor que a dos homens e, até mesmo...

Aos 82, Benedita da Silva lembra trajetória de luta pelas minorias: “Ainda falta muito”

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que o cenário das minorias já melhorou bastante no Brasil, mas ainda há muito a ser...

Mulheres são assassinadas mesmo com medidas protetivas; polícia prendeu 96 por descumprimento

Casos recentes de mulheres mortas após conseguirem medidas protetivas contra ex-companheiros mostram que o assunto ainda é um desafio no combate à violência contra...
-+=