Professores discutem a cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares

Os participantes receberam materiais pedagógicos para tratar as relações étnico-raciais no ambiente escolar

 


Profissionais da rede municipal de ensino de Araucária participaram do projeto “A Cor da Cultura”, de 15 a 23 de setembro, em curso realizado na Faculdade Bagozzi. A formação foi promovida em duas etapas, sendo a primeira voltada para profissionais da educação infantil e a segunda para profissionais das escolas e das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo (SMCT) e Assistência Social (SMAS), do Conselho Municipal de Educação (CME) e representantes da sociedade civil. 

O projeto “A Cor da Cultura” percorre o país com o objetivo de promover a formação de professores da rede pública para apoiar o atendimento à Lei Federal nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africanas nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Para a professora Carla Roberta Alves, do CMEI Manuel Bandeira, o projeto fornece subsídios para que o professor possa trabalhar com a temática em sala de aula. “Só podemos ensinar o que pode ser internalizado. Esses encontros nos possibilitarão trabalhar com os alunos de forma mais natural”, afirmou.

Ao término do curso, os participantes receberam o material pedagógico para tratar a temática das relações étnico-raciais no ambiente escolar, de forma a combater o preconceito e favorecer o conhecimento e a compreensão das contribuições africanas e de afro-descendentes ao desenvolvimento do país. “São ótimos materiais que servirão de apoio para trabalhar os conteúdos de maneira mais proveitosa possível”, afirmou Carla.

Para a coordenadora das relações étnicos-raciais da SMED, Daniele Gomes dos Santos, o projeto “A Cor da Cultura” possibilitará reflexões e ações valiosas no trabalho com a história e a cultura afro-brasileira e africana, além de combater o preconceito e o racismo.  “Esses profissionais que participaram do projeto serão os multiplicadores desse trabalho nas instituições em que atuam, utilizando o kit de materiais como suporte para o desenvolvimento de atividades com o uso de diferentes linguagens”, disse.

A Cor da Cultura
É um projeto social de valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro e de reconhecimento da história e da contribuição da população negra à sociedade brasileira. É realizado por meio da produção e da exibição de séries audiovisuais que, por sua vez, são acompanhadas de recursos didáticos e formação de educadores das redes públicas para o uso pedagógico em escolas.

Prefeitura de Araucária
Núcleo de Comunicação da SMED
Contato: 3901-5240
28 de setembro de 2010
www.smedaraucaria.blogspot.com

+ sobre o tema

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)...

para lembrar

Fila das creches tem 136 mil crianças na cidade de São Paulo

O principal problema está na periferia. O bairro com...

Vestibulares de SP podem descartar de novo a nota do Enem

As principais universidades de São Paulo podem ter de...

Professor vai à casa de estudantes sem acesso à internet para entregar tarefas

O dia está chuvoso. Arthur Cabral, 29 anos, busca...

A cidade do Piauí que quer se tornar a Finlândia brasileira da educação

Oeiras, primeira capital do Estado, conseguiu atingir nota 7,1...
spot_imgspot_img

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes e Design; Negócios e Gestão; Ciência da Computação; Ciência de Dados; Ciência e Engenharia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Educacional e Organizacional; Humanidades; Matemática e...
-+=