Programa Mais Cultura irá financiar 5 mil projetos de escolas

Segundo Ministério da Cultura (Minc) cerca de 14 mil centros educacionais já se inscreveram

 

 

O diretor Hamilton Paz Neves inscreveu a escola onde trabalha no Programa Mais Cultura nas Escolas
No Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean), já há microfone, sons e instrumentos que viabilizam, em alguns momentos, a radio do colégio. As oficinas, que agrupam de 10 a 15 alunos, ocorrem pela manhã e pela tarde. Lá, começaram a desenvolver uma rádio no ano passado que pode ser ouvida em toda a escola. Aos poucos, aprenderam que o objetivo não era apenas passar musica, mas também informativos, como ocorreu ao longo da semana de consciência negra do estabelecimento educacional.

“A ideia é que eles tomem conta e que um professor coordene o trabalho deles”, explica o diretor, Hamilton Paz Neves. Hamilton explica que a participação na oficina traz diversos benefícios para o estudante, como o desenvolvimento do senso de comunicação e comprometimento com comunicação mais séria. “A rádio é fundamental porque temos o grêmio, é uma forma de passar as informações mais rapidamente. È a forma mais antiga e eficiente de passar conhecimentos ao cidadão”, avalia.

O diretor, no entanto, procura aperfeiçoar o programa e ter mais verbas para melhorar a pequena sala e comprar mais equipamentos. “Os alunos são muito empolgados com essa iniciativa”, diz. Para isso, o diretor inscreveu a escola no Programa Mais Cultura nas Escolas, iniciativa do ministério da Cultura (Minc) e da Educação (MEC).

Outro projeto inscrito é o que envolve atividades circenses em parceria com um proifessor da universidade de Brasília (UnB) que aparece por lá. Nele, o mestre chega fantasiado, faz malabarismos e conversa com alunos. A ideia é ampliar o feito para implementar oficinas. “São programas lúdicos e informativos que saem um pouco da questão unicamente conteudista. Nãoq ueremos formar apenas conteudistas, queremos formar cidadãos”, conta.

Vantagens
O objetivo do programa Mais cultura nas escolas é financiar 5 mil projetos que integrem projetos pedagógicos aos saberes das artes e da cultura,e que possibilitem a participação direta de artistas, de pontos de cultura, de bibliotecas e de mestres das culturas populares. Segundo informações do Minc, cerca de 14 mil escolas já se inscreveram.

Entre os objetivos estão: ampliar o repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares, , incentivar e fortalecer a construção de territórios educativos, ao integrar escolas com iniciativas culturais de seus territórios e entender as escolas como espaços de produção e circulação da diversidade da cultura brasileira.

A coordenação do programa do Minc cita os principais benefícios do projeto. Para as escolas públicas, é a oportunidade de ampliar as possibilidades educativas, além de contribuir para a formação de alunos e professores. O projeto também vai permitir que a escola seja um espaço aberto para a participação de diferentes atores do setor cultural. Já as iniciativas culturais poderão contar com espaços estáveis de atuação para os agentes da cultura, no campo da educação.

Fonte: Correio Braziliense

+ sobre o tema

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos...

Prefeitura de SP omite de Moraes caso de mulher que teve aborto negado por falta de profissionais

Ao menos uma mulher teve o procedimento de aborto legal negado...

para lembrar

Deputado Leréia PSDB-GO que chamou policial de ‘macaco’ também fez negócios com Cachoeira

Deputado tucano fez negócios com Cachoeira Diálogos interceptados pela...

Amorim descarta vaga no Conselho de Segurança se for para “dizer amém a tudo”

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fez duras...

Desvendado mistério de foto viral de criança síria que “se rende”

Milhares de pessoas compartilharam a imagem de uma criança...

Seppir articula discussão sobre racismo e sustentabilidade na Rio + 20

Como o racismo prejudica a realização do conceito...

Jovem é preso com centenas de símbolos neonazistas no centro de SP

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta quarta-feira (26) centenas de símbolos neonazistas no bairro de Santa Cecília, na região central da capital. Um jovem...

Porte de maconha para uso pessoal: entenda como fica a proposta em análise no Congresso após a decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir, nesta quarta-feira (26), o julgamento sobre o porte de maconha para consumo individual. Nesta terça, o plenário formou...

STF retoma julgamento sobre descriminalização de maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (25) o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A sessão está...
-+=