Programação para o Dia Internacional da Mulher ganha destaque

Com a liderança dos comitês de gênero, órgãos estruturam ações para inclusão e cidadania das mulheres

 

Incentivo ao empreendedorismo, cursos de qualificação profissional e financiamento de projetos. Essas são algumas ações do governo federal alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

No dia (01/03), a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), lançou dois editais públicos para financiamento de projetos nas áreas de trabalho, saúde, educação, gestão, poder e diversidade. Com o prazo de 45 dias para a apresentação das propostas, municípios, estados e instituições sem fins lucrativos poderão propor ações em prol das mulheres.
Ja no dia (03/03), começou a ser veiculada, em mídias eletrônicas, digitais e impressas, a campanha da SPM para o Dia Internacional da Mulher, cujo slogan é “Cada vez mais o Brasil é feito também pelas mulheres”.

O representante do Banco do Brasil no Comitê, destacou que, para o mês de março, o órgão vai lançar uma campanha de massa voltada para as empreendedoras. Ele destacou o Programa Crescer, de microcrédito produtivo orientado, que de suas 349 mil operações realizadas, 58% são para mulheres.

De acordo com Teresa Sacchet, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no dia 8 de março haverá um evento sobre o Bolsa Família, programa de distribuição de renda cujas titularidades do cartão estão 93% em poder das mulheres.

O Ministério de Pesca e Aquicultura vai lançar um curso, via Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vai formar duas mil mulheres em aquicultura e pesca. Segundo a representante do órgão, Roseli Zucanoto, o Plano Safra da Pesca e da Aquicultura vai beneficiar 150 mil marisqueiras e pescadoras de peixe.

Parte das ações do governo federal para o Dia Internacional da Mulher, reforçando o 8 de março, foram apresentadas pelos órgãos na 45ª reunião do Comitê de Articulação e Acompanhamento do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM). O encontro ocorreu em 19 de fevereiro, em Brasília.

Igualdade de gênero na administração federal – Na ocasião, a secretária-executiva da SPM, Lourdes Bandeira, registrou os dez anos da Secretaria. Ela frisou que o órgão superou previsões negativas. “Muitos falaram que a SPM não iria durar. Só conseguimos resistir até hoje porque temos um suporte muito grande do movimento social”, frisou.

A secretária nacional de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho, da SPM, ponderou que “são dez anos de políticas para as mulheres. É momento de reconhecimento do trabalho dos ministérios, não só da SPM”.

 

Fonte: Mulher Negra 

+ sobre o tema

Como a morte de Marielle afeta as próximas eleições

“Nossa presença na política institucional é a única possibilidade...

Wharton School nomeia primeira mulher negra como reitora da instituição

Erika James assumiu, hoje, oficialmente o cargo de reitora...

Por que a nega é maluca?

Apenas um pedido….por favor. ..nesse carnaval não se fantasia...

Coleção infantil ‘Antiprincesas’ conta histórias de mulheres inspiradoras

“Conhecemos muitas histórias de grandes homens, mas não tanto...

para lembrar

A voz do rap também é feminina

Mulheres conquistam espaço e lutam juntas contra o machismo...

‘Cansei de engolir sapo’ diz médico que apura casos de abusos sexuais na USP

Paulo Saldiva, médico responsável pela apuração de casos de...

STJ nega união estável por falta de fidelidade

Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou...
spot_imgspot_img

Elogio ao estupro e ódio às mulheres

Nem sempre é fácil dizer o óbvio. Mesmo porque, quando essa necessidade se impõe é fundamental entender as razões que estão por trás dela. Mas...

Angela Davis: “O desafio é manter a esperança quando não vemos sinais”

Angela Davis, filósofa professora americana, é como uma estrela de rock do ativismo pelos direitos humanos e do movimento negro. Sua popularidade atravessa gerações...

IBGE: mulheres assalariadas recebem 17% menos que os homens

Dados divulgados nesta quinta-feira (20/06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a disparidade salarial entre os gêneros no Brasil se mantém em...
-+=