Projeto de prevenção ao trabalho escravo forma turmas no Maranhão

Nesta quinta-feira, dia 29 de março, a AlfaSol, em parceria com a Secretaria de Educação de Açailândia, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Viena Siderúrgica, realiza a formatura dos alunos do projeto “Educação de Jovens e Adultos contextualizada para a prevenção do trabalho escravo e a preservação do meio ambiente”.

Firmado em 2007, o trabalho conjunto já totaliza 1.388 jovens e adultos concluintes nas 60 turmas realizadas no distrito de Pequiá, em Açailândia.

Além da entrega dos certificados de participação no curso, a programação do evento inclui também uma mostra cultural sobre a prevenção do trabalho escravo e a preservação do meio ambiente, produzida especialmente pelos alunos para marcar a data.

O projeto visa a prevenção ao trabalho escravo e preservação do meio ambiente na região maranhense, por meio de aulas de alfabetização contextualizadas aos temas. Junto à coordenação de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município, que acompanha as turmas durante toda a execução do projeto, também está sendo realizado um trabalho para a inserção dos alunos na Rede Pública de Ensino, contribuindo de forma ainda mais efetiva no desenvolvimento da escolarização do grupo e no fortalecimento da EJA.

Lira Dalva Cardoso Fagundes já passou pelo Viena Educar e é um dos exemplos de alunos que ingressaram na rede pública de ensino da localidade. Natural da Bahia, ela tem 57 anos e conta que participar do projeto melhorou a consciência da população a respeito do trabalho escravo. “Aprendemos a fugir desse trabalho. Muitas pessoas da minha rua mesmo, gente pobre, que trabalha em roça e já foi até escravizado, agora já sabe como diferenciar, já entende muito bem isso”.

O evento, a ser realizado na sede do Viena Educar, contará com a presença de representantes da AlfaSol, da OIT e da Viena Siderúrgica, além de autoridades locais.

Fonte: Tribuna do Maranhão

+ sobre o tema

PNDH3: Lula quer encerrar crise em torno do plano de direitos humanos

  BRASÍLIA - O ministro da Agricultura, Reinhold...

COJIRA-RIO promove seminário sobre a questão negra e os direitos humanos

Rodas de conversa e sessões de vídeo serão realizadas...

Como falar sobre Direitos Humanos?

por Edsonmarcon Em texto recém publicado neste...

Natura abre estágio com 50% das vagas destinadas à estudantes negros

A Natura anunciou nesta quinta-feira (8) a abertura do...

para lembrar

Geledés e a Saúde da População Negra

Em relação ao tema da saúde Geledés desenvolve articulação política com...

Conferência em São Paulo pede fim do monopólio da mídia

Fonte: Carta Maior - Por Maurício Thuswohl   ...

O calvário dos meninos que se confessaram ao papa

Eles vivem um inferno na terra. O artigo...
spot_imgspot_img

Geledés participa da 54ª Assembleia Geral da OEA

Com o tema “Integração e Segurança para o Desenvolvimento Sustentável da Região”, aconteceu entre os dias 26 a 28 de junho, em Assunção, Paraguai,...

Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos abre inscrições para sua 46ª edição

As inscrições para a 46ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estão abertas de 20 de junho a 20...

Dando luz à conscientização: gravidez na adolescência 

Entre sonhos e desafios, histórias reais se cruzam no país onde a cada hora nascem 44 bebês de mães adolescentes, aponta o Sistema de...
-+=