PSB e PC do B anunciam apoio a Tarso Genro no Rio Grande do Sul

PSB vai indicar candidato a vice na chapa de ex-ministro ao governo.
PP e PSDB anunciaram aliança para reeleição de Yeda Crusius (PSDB).

 

O PSB e o PC do B vão apoiar a candidatura do ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) ao governo do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24) por lideranças dos três partidos. O PSB vai indicar o ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Lourenço do Sul e de Cristal, Beto Grill, para o cargo de vice-governador.

 

A aliança mantém aberta a segunda vaga da chapa ao Senado. A primeira é de Paulo Paim (PT), que buscará a reeleição. O PSB e o PC do B formarão coligação à parte para disputar as eleições proporcionais.

 

O apoio dos dois partidos acabou com o isolamento ao qual o PT estava submetido desde o início das articulações eleitorais. “Havia a análise de que ficaríamos solitários, mas tínhamos que respeitar o tempo dos interlocutores”, afirmou Tarso. A aliança só se tornou viável na semana passada, quando o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) desistiu de concorrer ao governo do Estado e anunciou que vai concorrer ao terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados.

 

PP e PSDB

Outra aliança anunciada nesta segunda foi a do PP com o PSDB pela reeleição de Yeda Crusius (PSDB). O partido vai indicar o candidato a vice-governador, possivelmente o deputado federal Vilson Covatti, e uma candidata ao Senado, a jornalista Ana Amélia Lemos.

 

O impasse que havia entre as duas siglas foi resolvido com um recuo parcial de ambas. O PSDB concordou com a coligação para a Câmara. O PP, que queria coligação completa, abriu mão da aliança para a Assembleia Legislativa.

 

As alianças fechadas nesta segunda-feira deixam o quadro eleitoral gaúcho quase completo. O PMDB, que lançou o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, já havia fechado acordo com o PDT. O PTB mantém a candidatura do deputado estadual Luis Augusto Lara e pode contar com apoio do DEM. O PPS, que desistiu da chapa com o PSDB por não concordar com a coligação nas proporcionais com o PP, avalia a possibilidade de se aliar a Fogaça.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Onde foram parar os adultos?

Somos uma sociedade infantilizada, que não sabe perder, tem...

CPI da Violência Urbana ouve Vilma Reis e Marcelo Paixão

Fonte: Lista Racial- Tema: "Juventude Negra, a principal vítima...

BONÉ

Fonte: Folha de São Paulo - A...

Sou branca, privilegiada, mas quero ao meu lado um país mestiço, diverso, diz Neca Setubal, do Itaú

Maria Alice Setubal, herdeira do conglomerado Itaú, celebrou há pouco...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=