Psiquiatra acusado de racismo alega que foi desrespeitado como idoso

A defesa do psiquiatra Heverton Octacílio de Campos Menezes pediu sua absolvição no processo a que responde por racismo. Em suas alegações, afirma que o psiquiatra teve sua condição de idoso desrespeitada, pois não lhe foi dado o direito de atendimento preferencial na bilheteria do cinema, razão pela qual usou o direito de retorsão, previsto no Código Penal, no Art. 140, § 1º, inciso II, do Código Penal, que prevê que nesses casos em que a ofensa é uma resposta a outra o juiz não aplicaria pena. A defesa ainda afirma que Heverton foi agredido verbalmente pela bilheteira do cinema, na frente de toda a coletividade presente, e que achou por bem sair do local, o que acabou causando repercussão negativa na mídia.

Ainda afirma a defesa do psiquiatra que por ser idoso a denúncia deveria ser considerada inepta. Ela pediu que os autos retornassem a delegacia para corrigir a omissão, no inquérito, no que diz respeito a sua faixa etária. Alega que a conduta da bilheteira também deveria ser apurada, pois tratou-o como se fosse um “rapaz de40″anos.O que demonstraria que a funcionária do cinema não era capaz de distinguir sua idade, e assim não era capacitada para exercer aquela função, e se sabia da idade agiu com dolo e se não sabia a idade agiu com culpa.

A defesa também pediu que fosse decretado o segredo de justiça no processo, pois pode ter grave prejuízo profissional por causa da repercussão na mídia.

Ao analisar os argumentos da defesa, o juiz da 2ª Vara Criminal afirmou não ver “qualquer das hipóteses” que autorizem a absolvição sumária do psiquiatra, e que as alegações apresentadas pela defesa “se relacionam com o mérito, que para ser apreciado, exige o prosseguimento do feito”.

Sobre o retorno dos autos à Delegacia, o magistrado afirma que o oferecimento da denúncia, tal como já fora feito, configura o encerramento da atividade policial de oferecer os elementos necessários para o julgamento. “Nesse sentido, o processo encontra-se regular, não havendo qualquer causa de nulidade. Ratifico, por oportuno, o recebimento da denúncia”, decidiu o juiz.

Ele também indeferiu o pedido de decretação do segredo de justiça. Segundo o magistrado, “a simples alegação de que o fato repercutiu na mídia não é apta a sustentar a pretensão do réu”.

Por fim, o juiz afirma que o psiquiatra “caso entenda que foi vítima de alguma conduta ilícita, deverá proceder ao registro de uma ocorrência policial, ou ainda, representar ao Ministério Público para que ele deflagre o competente procedimento investigativo”.

Processo: 2012.01.1.075815-7

 

 

Fonte: Âmbito Jurídico 

+ sobre o tema

Diante da tragédia, o movimento negro reage, em nome da maioria

Quando, em 18 de outubro de 2018, ocupamos o...

Racismo na França, diversidade cosmética

Por Pedro Chadaverian, Sociólogo franco argelino sustenta: banido...

Abecê da liberdade para deleite da casa grande

___ Você conhece um escritor chamado José Roberto Torero? ___...

Vítima de espancamento em West Chicago diz que raça foi um fator

Familiares de um homem severamente espancado numa festa em...

para lembrar

STF decide sobre validade de cotas raciais nesta quarta

Por: Marcelo Pellegrini   O Supremo Tribunal Federal...

Europeu na Ucrânia, o problema do racismo e dos ‘estádios no meio do nada’

Por Diogo Pombo O estádio da cidade de Carcóvia,...

Chamar só de negro safado não é crime, nem racismo, nem preconceito.

    A delegada da 4ª Delegacia Distrital de João Pessoa,...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=