PT cresceu mesmo ‘sob saraivada do mensalão’, diz Gilberto Carvalho

Por: DIOGO ALCÂNTARA

Importante interlocutor político da presidente Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, acredita que a maior conquista do PT foi conseguir a vitória ou levar candidatos ao 2º turno em meio ao julgamento do mensalão. Na avaliação do ministro, o desempenho do petista Fernando Haddad em São Paulo ao ir para o novo turno demonstra a força política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“O povo olha o conjunto (no caso mensalão). Quem acreditou no fim do Lula, deve rever seus conceitos”, disse o ministro. “O PT cresceu sob a saraivada do mensalão”, acrescentou Gilberto, comemorando o fato de PT e PMDB estarem entre as legendas com maiores vitórias nos municípios.
“Tivemos vitórias significativas ou idas para o 2º turno significativas”, avaliou Gilberto citando os resultados de Goiânia, São Paulo, Campinas, Fortaleza, Cuiabá e Salvador. O ministro pondera que houve “derrotas sentidas”. “Recife, por exemplo, nós estávamos no governo e perdemos por um erro interno”, citou o ministro.

Para o ministro, a derrota de Patrus Ananias (PT) em Belo Horizonte teve “sabor de vitória”. “Em Belo Horizonte foi uma derrota com sabor de vitória, reconstitui o partido, prepara o partido para um novo desafio”, disse. “Em Belo Horizonte, nos separamos daquela coisa de Aécio e Márcio Lacerda, aquela ambiguidade que não nos leva a nada”, acrescentou.

Na avaliação do ministro, as supostas aspirações do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ao Planalto em 2014 são “especulação” e o crescimento do PSB não assusta. “O PSB foi a força que mais cresceu Não há fato que nos autorize a pensar que (o PSB) está deixando a base”, afirmou o ministro, que acrescenta que a aliança com o PMDB “sai fortalecida”.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo...

para lembrar

De volta à vida pública, Obama convoca jovens a participarem da política

O ex-presidente americano Barack Obama retornou nesta segunda-feira à...

Nossa fraternidade seletiva, por Gregorio Duvivier

Não era amor, era cilada Por Gregorio Duvivier, no GGN   Nossa...

Governo amplia prazo para atualização de cadastros do Bolsa Família

Fonte: Folha On Line O Ministério do Desenvolvimento Social...

Lula anuncia em megaevento meta de 2 milhões de casas para baixa renda

Por: Azelma Rodrigues   Em megaevento com a presença...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e construiu toda sua carreira acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), da graduação...
-+=