Quem disse que preto não dá ibope

Um dos assuntos mais comentados dessa semana foi o caso das babas de Fernanda Lima. No meio de tanta discussão, muitos defendendo a apresentadora, outros levantando a questão racial presente na situação, me deparei com uma coisa que talvez possa ter passado despercebida.

Enviado por Natália Sena via Guest Post para o Portal Geledés

Não é a primeira vez que o nome de Fernanda Lima é relacionado com racismo. Tudo começou quando a Fifa escolheu a apresentadora e seu marido para apesentarem sorteio dos grupos da Copa. Fernanda estava em todos os portais de comunicação, dentro e fora do pais. Claro que a apresentadora não perderia a oportunidade de divulgar seu trabalho em um evento tão importante, afinal isso atrairia muito mais trabalhos. Isso não seria problema se o evento não estivesse cercado pela suspeita racismo por parte da Fifa por ter vetado Lazaro Ramos e Camila Pitanga. Por conta desse veto Fernanda fez a primeira associação de nome com racismo.

Na segunda vez foi com o seguinte comentário sobre o evento Fifa: “Fui convocada e como tal aceitei e vou fazer o meu trabalho. O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?”. Mais uma vez Fernanda aparece em todos os portais de comunicação , programas de tv e revista.

Terceira vez: Cada Macaco no seu Galho. A apresentadora cantou e dançou a música Cada Macaco no seu Galho acompanhada por dançarinos fantasiados de macacos. Na ocasião causou a ira entre internautas, pessoas se perguntavam como ela pode fazer o programa com aquela musica passado tão pouco tempo depois do evento da Fifa envolvendo seu nome.

Quarta vez foi também com as babas que tiveram que levar carrinhos de bebê em baixo da chuva porque não cabiam no carro da apresentadora. Mais uma vez muita discussão em torno dela.

Em todos os casos citados acima Fernanda Lima teve inúmeras pessoas  defendendo-a  e achando uma grande injustiça o que a mídia estaria fazendo ao divulgar esses casos. Mas fico me perguntando, Fernanda Lima não tem uma assessoria de marketing? Todas as vezes em que ela consegue ficar em todos os meios de comunicação é com polêmicas com suposição racista de pessoas mal intencionadas? Uma pessoa que ja passou por todo esse histórico não tomaria cuidado para evitar essa associação do seu nome com o racismo?

Fernanda não é a unica que ganha mais visibilidade e fama com este tipo de polêmica. Existem vários artistas e não artistas que postam comentários racistas em suas redes sociais exatamente com esse proposito e depois dizem “essa não foi minha intenção “. Será mesmo? ou argumentam que quem reclama de racismo ou discute a questão racial no Brasil só faz muito mimimi. Será mesmo?

Não estou aqui para defender ou acusar ninguém, só expondo algo que percebi.

Talvez para certas pessoas o que importa é estar em todos os meios de comunicação a qualquer preço.!

+ sobre o tema

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo...

Na USP, professor deixa legado de R$ 25 milhões – e um recado às elites

Stelio Marras é professor e pesquisador do Instituto de Estudos...

Prefeitura de SP omite de Moraes caso de mulher que teve aborto negado por falta de profissionais

Ao menos uma mulher teve o procedimento de aborto legal negado...

Jovem é preso com centenas de símbolos neonazistas no centro de SP

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta quarta-feira (26) centenas...

para lembrar

Cerca de 140 milhões votarão nas próximas eleições de outubro

No dia 7 de outubro, 138.492.811 eleitores em...

Fátima Oliveira dos 1000 Legados

Temos trabalho e prazer para muitas gerações Por Fernanda Pompeu...

“Nós, batedores de panelas, não damos a mínima para o Brasil”. Por Nathali Macedo

Procuro escrever um texto irônico e bem-humorado sobre a...

Entidades articulam criação de Frente em Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos

Objetivo é unir deputados e senadores do campo democrático...

Porte de maconha para uso pessoal: entenda como fica a proposta em análise no Congresso após a decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir, nesta quarta-feira (26), o julgamento sobre o porte de maconha para consumo individual. Nesta terça, o plenário formou...

STF retoma julgamento sobre descriminalização de maconha

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (25) o julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. A sessão está...

Deputadas do PSOL entram na Justiça para suspender censura a livro sobre mulheres na ciência

As deputadas Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP) entraram com uma representação na Procuradoria de São Paulo contra a prefeitura de São José dos Campos pela censura ao livro "Meninas...
-+=