Racismo na Europa de Leste monitorizado

Fonte: UEFA –

O Centro de Monitorização Anti-Racismo da Europa de Leste inicia funções este mês, em Varsóvia, capital da Polónia. O recém-criado centro – que conta com o apoio da UEFA – irá monitorizar, pesquisar e documentar casos de racismo verificados na região, onde se incluem os países organizadores do UEFA EURO 2012™, Polónia e Ucrânia.

 

 

Questão pertinente


“O crescimento do significado social do futebol na Polónia e Ucrânia na antecâmara do Campeonato da Europa de 2012 constituiu uma excelente oportunidade para destacar a pertinente questão do racismo e da xenofobia na Europa de Leste”, referiu o sociólogo Rafal Pankowski, coordenador do Centro de Monitorização. “O nosso ponto de partida será o racismo no futebol, mas vemo-lo num contexto mais global de discriminação na sociedade em geral”, acrescentou o coordenador adjunto, Jacek Purski.

 

 

Projecto FARE

O centro é parte integrante de um projecto de desenvolvimento da FARE (Rede Pan-Europeia Contra o Racismo no Futebol) na Europa de Leste, que terá a duração de três anos e contará com fundos da UEFA, tendo em vista o UEFA EURO 2012™. Este financiamento provirá, entre outras coisas, das receitas do licenciamento das transmissões do UEFA EURO 2008™. O projecto conta, também, com o apoio do sindicato dos jogadores, FIFPro, que, juntamente com a UEFA e a FARE, organizou a conferência “Unidos Contra o Racismo”, em Varsóvia, no passado mês de Março, cuja anfitriã foi a Federação Polaca de Futebol.

 

 

Objectivos

Os objectivos centrais do projecto passam por apoiar a preparação do torneio e de actividades anti-discriminação, através de programas de formação, comunicação e parcerias com organismos governamentais, comités locais e cidades anfitriãs. Outros objectivos passam por trabalhar junto de comunidades de minorias étnicas de forma a combater a discriminação e aumentar a visibilidade da FARE e dos seus programas na Europa de Leste. O objectivo final será construir uma base de recursos capaz de suportar na Europa de Leste a realização, a longo prazo, de outras campanhas anti-discriminação através do futebol.


 

Ampla abrangência


O projecto terá, igualmente, uma vasta área de influência, abrangendo vários países, com forte incidência na Hungria e Eslováquia. A monitorização terá lugar em outras nações – Roménia, Bulgária, Rússia, Bielorrússia e República Moldava – e pretende ainda explorar outras potenciais actividades de consciencialização.

Matéria original

+ sobre o tema

Organizações fazem ato de repúdio a racismo denunciado contra a Casa dos Frios

Concentração começa às 15h na praça do Derby e...

Câmera de segurança do quiosque Tropicália mostra outras testemunhas de agressões e morte de Moïse

Novas imagens das câmeras de segurança do quiosque Tropicália, obtidas pela...

Programa de TV se desculpa por quadro ‘racista’

fonte: Abril -   O apresentador de um...

‘O anti-woke é nova máscara para o racismo’, diz presidente da Fundação Ford

Wokismo ou simplesmente woke –que quer dizer literalmente "acordei", em...

para lembrar

EUA: mortes provocadas por supremacistas brancos duplicam em um ano

Os supremacistas brancos foram responsáveis por sete em cada...

Aquele soco bem dado…

"Esses poemas-porrada de Zero a Zero obriga-nos a sair...

UFMG processa 198 alunos, mas não vê racismo em trote

Estudantes de Direito vão responder apenas por distribuição e...

Justiça Militar arquiva caso de Luana dos Reis

MP diz que não há materialidade do crime; caso...
spot_imgspot_img

Homem branco privilegiado (não) é o centro do universo?

Nosso sistema educacional foi estruturado de maneira a favorecer as contribuições dos europeus e seus descendentes. A influência dos colonizadores é evidente nos currículos escolares, onde suas...

A implementação das cotas raciais e o procedimento de heteroidentificação

As ações afirmativas começaram a surgir na Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) por meio do edital específico “Cultura LGBT”, no ano de...

Caça aos livros

Está aberta a temporada de caça aos livros no Brasil! Mas atenção. A perseguição restringe-se à indicação pedagógica de certas obras capazes de promover o debate e a...
-+=