Racismo nos computadores da HP?

RIO – O sistema de reconhecimento de faces de uma nova webcam da HP não funcionaria com rostos de pessoas negras, segundo um vídeo postado no YouTube . A acusação é feita por Desi Cryer, um americano que gravou com uma colega de trabalho o vídeo que já foi visto por quase um milhão de pessoas.
A webcam vem integrada em computadores recém-lançados pela HP e tem um sistema de reconhecimento de faces que faz com que ela siga os movimentos do rosto do usuário. No vídeo, Cryer mostra como a câmera fica parada quando ele move o rosto, mas funciona quando o movimento é feito por sua colega de trabalho Wanda Zamen, que é branca.

” Eu acho que a minha negritude está interferindo com a capacidade do computador me seguir “

“Eu acho que a minha negritude está interferindo com a capacidade do computador me seguir”, ironiza Cryer em determinado momento do vídeo.
Um dia após a publicação do vídeo, a HP respondeu às críticas em seu blog oficial . A empresa agradece a Cryer e a “todos que comentaram no vídeo, por trazer o problema à nossa atenção”.
“A tecnologia utilizada é baseada em algoritimos que medem a diferença de contraste entre os olhos e o alto da bochecha e do nariz. Nós acreditamos que a câmera pode ter dificuldades em ‘ver’ o contraste em condições de pouca luz a frente do rosto”. Neste link a empresa fornece informações de como configurar o aparelho.
Zamen disse à CNN que ela e Cryer estavam testando um computador novo da HP no trabalho quando se depararam com a questão “racial” da webcam. Eles deram algumas risadas do problema e resolveram gravar um vídeo para compartilhar com amigos no YouTube e no Facebook e não esperavam toda a repercussão.
Os dois afirmam que não pretendiam acusar a HP de racismo com a publicação do vídeo, apesar do título no YouTube ser “HP computers are racist”. Zamen diz que gostou tanto da máquina que sugeriu a Cryer comprar uma para sua mulher.
– Nós gravamos (o vídeo) por diversão, mas se ele fizer com que a HP tenha um produto melhor, ótimo – disse ela à CNN.

Fonte: Verdade Absoluta

+ sobre o tema

Artigo: 13 de maio, Dia da (NÃO) Abolição da Escravatura

O 13 de maio de 1888, apesar de marcar...

MPF recorrerá da pena de racismo aplicada a estudante

  O Ministério Público Federal (MPF) vai recorrer da decisão...

Por que a Globo ficou indignada com o racismo contra a Maju?

Nas últimas semanas ganhou destaque nas redes sociais os...

Quando a exceção quer ser regra

Menos de 1% dos adolescentes são infratores e poucos...

para lembrar

O hilário Gabriel Green responde: “perguntas de branco”

Gabriel se considera "uma enciclopédia a base de melanina,...

Bomba no protesto contra morte do menino Jesus

Na sexta-feira da Paixão de Cristo, a Polícia Militar...

Homens que agrediram jovem negro em shopping no Rio são policiais militares

A Corregedoria da Polícia Militar vai apurar a conduta...

SP: Homem é indiciado por racismo após pintar símbolo nazista em rua

Um homem foi indiciado por racismo após pintar uma...
spot_imgspot_img

Ação afirmativa no Brasil, política virtuosa no século 21

As políticas públicas de ação afirmativa tiveram seu marco inicial no Brasil em 2001, quando o governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho sancionou...

Decisão do STF sobre maconha é avanço relativo

Movimentos é uma organização de jovens favelados e periféricos brasileiros, que atuam, via educação, arte e comunicação, no enfrentamento à violência, ao racismo, às desigualdades....

Por que o racismo é uma crise de saúde

Quando Layal Liverpool era adolescente, na Holanda, ela começou a observar pequenas manchas sem pigmento no rosto e nos braços. O médico receitou antibióticos e...
-+=