Respeito

São Roque é celebrado em 16 de agosto, porque foi nesta data que morreu, em 1327, o jovem generoso e capaz de curar doentes com o toque das mãos, mais tarde santificado. Em cultos afro-brasileiros, São Roque é associado a Omolu (ou Obaluaê), orixá das doenças e da cura.

A divindade é celebrada nos terreiros numa festa chamada Olubajé, que se realiza no mesmo agosto consagrado a Roque. Pipocas são as flores de Obaluaê, usadas num banho ritualístico para proteção e desejo de saúde dos adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana. Para os filhos de umbanda e candomblé, este mês é tempo de silêncio, devoção, contrição.

Por isso, é tão revoltante quanto desolador testemunhar o recrudescimento da intolerância contra religiões afro-ameríndias como estratégia político-eleitoral. E num mês sagrado. Apontamos o racismo religioso, porque os ataques, as provocações e a demonização das divindades e ritos partem de fundamentalistas evangélicos contra tradições que ancestrais africanos escravizados legaram aos seus descendentes.

Orixás não são demônios. Essa figura, aliás, sequer existe nos cultos afros. Banho de pipoca não é ritual maligno. Causa indignação, perplexidade e tristeza ver gente que, em nome de Deus e por oportunismo político, ataca, persegue e mente sobre a fé alheia. Isso autoriza e alimenta a violência.

As religiões de matriz africana são perseguidas desde que o Brasil é Brasil. Estão no topo das denúncias encaminhadas ao Disque 100. A Constituição garante a liberdade de culto a todas as brasileiras, a todos os brasileiros, sejam católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, candomblecistas, judeus, budistas, muçulmanos…

O Brasil tem agendas urgentes na corrida eleitoral de 2022: fome, desemprego, inflação, queda de renda, perda de valor do salário mínimo, falta de vacinas e medicamentos, atraso na aprendizagem no pós-pandemia, desmatamento da Amazônia, escassez de moradia, ameaça à democracia, autoritarismo galopante, violência urbana. O que não temos – nem podemos ter – é guerra santa. Exigimos respeito. À nossa fé. Ao Brasil.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE.

+ sobre o tema

Diretora impede criança com cabelo afro de ser matriculado em escola do Maranhão

Caso aconteceu em São José de Ribamar. Pais levaram...

PF deflagra Operação Net Control contra pornografia infantil e racismo

    Recife/PE - A Polícia Federal deflagrou, hoje...

Quando a morte bate na porta de meu vizinho

É desanimador ter que acordar com a notícia de...

Ministério Público Estadual da Bahia, e Rede de Combate ao Racismo.: Contra a execução de música racista “cabelo de chapinha”!

Por que isto é importante Do Avaaz Precisamos combater qualquer atitude que reforce uma...

para lembrar

Famosos divulgam mensagens de apoio à Titi Gagliasso, vítima de racismo por socialite Day McCarthy

Artistas como Glória Maria, Thiaguinho e Zezé Motta compartilharam...

Dois são presos por incitar crimes de ódio contra mulheres, negros, homossexuais, nordestinos e judeus

Duas pessoas foram presas nesta quinta-feira, 22, acusadas usarem...

Mulher negra filma sua expulsão de loja Victoria’s Secret; assista

Suposto caso de preconceito racial ocorreu nos Estados Unidos A...

A questão é racial, cara pálida!

Estados Unidos mais uma vez em chamas com os...
spot_imgspot_img

Debate racial ficou sensível, mas menos sofisticado, diz autor de ‘Ficção Americana’

De repente, pessoas brancas começam a ser degoladas brutalmente com arame farpado. O principal suspeito é um homem negro que sempre está na cena...

Universidade, excelência e compromisso social

Em artigo publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 15 de junho, o professor de literatura geral e comparada da Unicamp, Marcos...

Mobilizações apontam caminho para enfrentar extremismo

As grandes mobilizações que tomaram as ruas das principais capitais do país e obrigaram ao recuo dos parlamentares que pretendiam permitir a condenação de...
-+=