Rihanna é eleita Mulher do Ano por revista americana

Fonte: R7 –

Na lista das premiadas também estava Michelle Obama; cantora apareceu loira no evento

Depois de adotar um posicionamento público contra a violência doméstica, a cantora Rihanna se juntou à primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, à estilista britânica Stella McCartney e a nove outras a serem homenageadas na segunda-feira como Mulheres do Ano.

A premiação anual Women of the Year Awards, publicada há 20 anos pela revista Glamour e patrocinada pela L’Oreal, homenageia mulheres que fizeram contribuições importantes para entretenimento, negócios, esportes, moda, ciência e política.

Nascida em Barbados, Rihanna, 21, cujas canções de sucesso incluem Umbrella e Disturbia, entrou para a lista por ter assumido postura pública contra a violência doméstica e exortado outras mulheres a seguir seu exemplo, depois de ter sido agredida por seu ex-namorado, o cantor Chris Brown.

Este, que até a agressão contra Rihanna, em fevereiro, era um dos maiores artistas de R&B em ascensão nos Estados Unidos, foi condenado a cinco anos de liberdade condicional e prestação de serviços comunitários. Ele pediu desculpas publicamente pela agressão.

Michelle Obama recebeu um prêmio de reconhecimento especial como mentora de novas gerações.

“Ela demonstrou seu engajamento em ajudar a próxima geração de meninas a ampliar seus horizontes, dando a elas informações e inspiração para se enxergarem como líderes do amanhã”, disse a revista em comunicado.

A estilista Stella McCartney foi elogiada por suas criações e por ser vegetariana e ativista em defesa dos animais, recusando-se a trabalhar com peles ou couro.

A tenista Serena Williams foi escolhida por usar sua Fundação Serena Williams para pagar os estudos universitários de estudantes nos EUA e, recentemente, abrir uma escola secundária no Quênia.

As jornalistas Laura Ling e Euna Lee foram homenageadas depois de fazer manchetes este ano ao serem presas enquanto faziam reportagem sobre norte-coreanas que cruzam a fronteira da China para escapar da fome.

Entre as homenageadas estão também a escritora, educadora e ativista dos direitos civis Maya Angelou, a pediatra Jane Aronson – que chamou a atenção do mundo para a difícil situação de órfãos, com sua Fundação Mundial Órfãos_, e Marissa Mayer, que ajudou a fazer do Google o maior motor de buscas do mundo.

A comediante Amy Poehler também entrou para a lista, citada como inspiração para meninas.

Susan Rice, a primeira embaixadora afro-americana dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU), foi elogiada por priorizar as necessidades das mulheres na agenda americana na ONU, e Maria Shriver, a primeira-dama da Califórnia, por redefinir seu papel, convertendo-o em plataforma de liderança e transformações das mulheres.

As vencedoras, que estão na edição de dezembro da revista Glamour, nas bancas a partir de 10 de novembro, foram escolhidas por um conselho feito de ex-homenageadas, incluindo desde Jennifer Lopez até Nora Ephron e Katie Couric.

Matéria original

+ sobre o tema

AGU e Ministério da Igualdade Racial realizam aula inaugural do programa Esperança Garcia

A Advocacia-Geral da União (AGU), em parceria com o...

Operação resgata 12 pessoas em condições análogas à escravidão

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério...

A saga de uma Nobel de Economia pelo ‘Pix do desastre climático’

Mesmo com seu Nobel de Economia conquistado em 2019,...

para lembrar

Hoje é daqueles dias em que sinto uma vergonha enorme por ser homem – Por: Leonardo Sakamoto

Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica...

Falha na coleta de lixo agravam enchentes em SP

Empresa deixou 1.100 vias das zonas sul e leste...

Cimi: está acontecendo um verdadeiro genocídio de indígenas no Brasil

Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou um relatório segundo qual,...

A política não veste saia

"Democracia, substantivo feminino, passível de feminicídio porque ousou vestir...

Vitória da extrema direita na França afetará guerras, Mercosul e clima

Uma vitória da extrema direita ameaça gerar um profundo impacto na política externa da França --a segunda maior economia da Europa-- com repercussão na...

Extrema direita francesa choca com slogan: ‘Dar futuro às crianças brancas’

O avanço da extrema direita na França abre caminho para campanhas cada vez mais explícitas em seu tom xenófobo. Nesta semana, um dos grupos...

Supremocracia desafiada

Temos testemunhado uma crescente tensão entre o Poder Legislativo e o Supremo Tribunal Federal. Essa tensão não decorre, no entanto, apenas do ressentimento de...
-+=