RIO DE JANEIRO: mês da Consciência Negra tem Programação Especial

Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, o Oi Futuro montou uma programação especial.

Entre os dias 1º e 28 de novembro, o centro cultural em Ipanema, no Rio de Janeiro, oferece atrações de cinema, fotografia, música, dança e teatro, sempre com a participação de artistas brasileiros e internacionais, de países como Angola, Portugal, Cabo Verde e Guiné Bissau. Dentro da programação Encontros Culturais de Língua Portuguesa, no Oi Futuro em Ipanema, acontece, até o dia 7 de novembro, a Mostra Arte Sem Fronteiras, com espetáculos de dança e teatro. De 9 a 14 de novembro, o IV Encontro de Cinema Negro mostrará a cinematografia produzida por africanos e afro-descendentes.

O encontro vai revelar, em um conjunto de debates e obras da mesma arte, mas de procedências, linguagens e formatos variados, os ecos da origem comum e as múltiplas feições da expressão cultural de um povo. O Hip Hop Celebra exibe vídeos e shows que expressam o movimento e a cultura Hip Hop, além de debates sobre o mercado e a indústria

Indústria é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.

alternativa e criativa da música, de 16 a 19 de novembro.

No dia 20, a exposição Negra Cor toma conta do espaço cultural em Ipanema. O projeto é uma experiência sensorial. O fotógrafo Berg Silva, com a direção de arte do artista plástico Raimundo Rodriguez, cria um universo mítico. Um universo barroco contemporâneo, onde divindades fantásticas, as guerreiras Negra Cor se materializam, iluminadas, belas, cativantes e instigantes, prontas a defender o seu espaço neste labirinto onde todos somos Teseu.

De 23 a 25 de novembro, o evento Consciência em Poesia reúne em recorte, a cena cultural afro-brasileira contemporânea, representada por artistas do eixo Rio – São Paulo, que unem versos e ritmos, onde sonhos se traduzem em palavras, o desejo evoca ancestralidades e o atabaque toca poesia, com encenações da vivência afro-brasileira. Já de 26 a 28 de novembro, o palco do centro cultural em Ipanema apresenta, pela primeira vez no Brasil, shows do cantor congolês Baloji, que lança no país o seu segundo álbum, Kinshasa Succursale, com a participação especial dos artistas brasileiros Zezé Motta e Marcelo D2.

O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública.

O termo banda larga pode apresentar diferentes significados em diferentes contextos.
A recomendação I.

a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 26 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.

Fonte: Agregário

+ sobre o tema

VÍDEO: Combate ao Racismo Institucional

Combate ao Racismo Institucional - Inserção 1...

Bonecas étnicas costumizadas

Hoje é possível realizar compras pela internet. Como o...

Saraus online marcam a estreia da antologia “Retratos Pandêmicos”

Depois de uma imersão dedicada em 6 meses de...

Experiência de dor, resistência e liberdade: Pequenas Histórias de Escravas Fugidas

Não são expressões de própria lavra de escravas no...

para lembrar

Rapper de 18 anos Desiigner recoloca EUA no topo da parada

O rapper Desiigner, de Nova York, vem chamando atenção...

Aposta da nova música brasileira, Karol Conka lança ‘É o Poder’. Ouça

A rapper curitibana Karol Conka lançou nesta sexta (4) seu novo...

Por tri olímpico, Bolt descarta salto em distância no Rio de Janeiro em 2016

Jamaicano, que já cogitou disputar corridas mais longas, reiterou...

Rede social inovadora para a melhoria da saúde em África

No quinto ano do programa «Volunteer Achievement», a Fundação...
spot_imgspot_img

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...

O apagamento da militância negra durante a ditadura militar no Paraná

A ditadura militar no Brasil, instaurada há exatos 60 anos, reprimiu e silenciou a luta dos movimentos raciais. Documentos encontrados pelo UOL junto ao...
-+=