Rio de Janeiro terá corrida contra racismo no dia 20 de novembro

A intervenção pretende mobilizar 120 pessoas

Do Webrun

No dia da Consciência Negra acontece a 1ª corrida “Sim à Igualdade Racial”, que celebra o lançamento da campanha de mesmo nome, no Rio de Janeiro. Promovida pela ID_BR tem como objetivo mobilizar a população para uma conscientização sobre o tema. Ao todo são esperadas cerca de 120 pessoas no evento. O evento é gratuito.

Os interessados podem confirmar a participação pelo Facebook, na página “Sim à Igualdade Racial”. A corrida, de cinco quilômetros será uma grande intervenção pelo roteiro histórico do Rio. A concentração será nos Arcos da Lapa e a chegada no Cais do Valongo, local que já foi a porta de entrada para milhares de escravos no Brasil, no século XIX.

Os 50 primeiros que chegarem ao local, e derem check in como participantes da corrida, ganharão a camisa da campanha “Sim à Igualdade Racial” e poderão fazer o percurso com ela.

Como parte das atividades do evento, a partir das 12h30, haverá um debate sobre o lançamento da campanha “Sim à Igualdade Racial”, com a CEO da ID_BR, Luana Génot, e, logo depois, a exibição de trechos do filme “A Princesa e o Sapo”, com discussão sobre a questão racial no filme e ainda a exposição Negro Nobre. Na chegada, no cais do Valongo, acontecerá um show do MC Aori e convidados e será feito um grafite com a logomarca da campanha Sim à Igualdade Racial.

De acordo com a CEO da ID_BR, Luana Génot, a campanha “Sim à Igualdade Racial” tem como intuito engajar continuamente a sociedade civil, independente da cor de pele ou raça, na luta contra o racismo e na reflexão sobre causas sociais que movem a população.

Informações
Data: 20 de novembro
Horário: 12h30 (Pré- corrida) – Debate sobre racismo
13h45 -14h Check in Corrida- Os 50 primeiros a chegarem na largada e derem check in como participantes da corrida, ganharão a camisa da campanha “Sim à Igualdade Racial”
14h (Arcos da Lapa) – Alongamento Afrovibe e largada

+ sobre o tema

Jogo em que escravos são açoitados é usado em aula de história na UFPR

Game de computador gerou polêmica entre os estudantes da...

Mc Soffia estampa capa de revista e reflete sobre juventude negra

A rapper teen e compositora brasileira Mc Soffia, é...

Cara pálida, este ensaio não é uma ameaça

– duas linhas de metrô e um trem é...

Encontro discute a força da mulher negra quilombola, em Moju, no Pará

VII Encontro da Mulher Negra Quilombola será dias 12,...

para lembrar

Shopping no interior de SP tem Papai Noel negro

Um shopping em São José dos Campos, no interior...

O nada discreto charme da burguesia brasileira. Nos EUA

Reportagem do The New York Times revela espanto com...
spot_imgspot_img

Gilberto Gil anuncia aposentadoria dos palcos após série de shows em 2025

Gilberto Gil vai se aposentar dos palcos no ano que vem, confirmou sua assessoria de imprensa neste sábado (29). Aos 82 anos, o cantor e...

Livro semeia em português cosmovisão bantu-kongo reunida por Bunseki Fu-Kiau

O primeiro objetivo do pesquisador congolês Kimbwandende Kia Bunseki Fu-Kiau ao terminar "O Livro Africano sem Título", em 1980, e que finalmente é publicado em português...

Festival Latinidades chega à 17ª edição e convoca público para aclamar o trabalho de mulheres negras

Além da sua cidade natal, Brasília, evento volta a acontecer em Salvador e São Paulo, e apresenta uma programação especial no Quilombo Mesquita, localizado...
-+=